O IPDJ e o Conselho Nacional da Juventude anunciaram que no próximo dia 12 de Agosto, Braga receberá as comemorações nacionais do Dia Internacional da Juventude, reunindo-se, na capital minhota, cerca de 500 jovens de todos os pontos do País.
Esta escolha é, no entender do PS-Braga, uma escolha justa e natural, que enaltece e reconhece o património que Braga foi, ao longo de muitos anos, capaz de afirmar e de consolidar no que ao desenho de uma cidade e de um concelho virado para a Juventude diz respeito.
“Importa, aqui, recordar que também não foi por acaso, foi, isso sim, como reconhecimento do bom trabalho que a Câmara de Braga desenvolvia nesta área já nessa altura que, em 1998, há dezoito anos atrás, portanto, se realizou em Braga a primeira Conferência Mundial de Ministros responsáveis pela Juventude”, diz o novo líder socialista local, Artur Feio.
O dirigente partidário lembra que esta conferência comprometeu Portugal a apresentar à comunidade internacional, de dois em dois anos, na Assembleia Geral da Organização das Nações Unidas, resoluções sobre políticas e programas de juventude.
“Este pontapé de saída, “made in Braga”, permitiu que desde então Portugal lidere, juntamente com a Moldávia e com o Senegal, todo o processo de ‘upgrade’, aperfeiçoamento e construção de respostas dos Estados-Membros das Nações Unidas aos anseios e necessidades da Juventude”, acentua.
E acrescenta: “Podemos, assim, dizer que Braga é responsável pelo actual compromisso, renovado de dois em dois anos, que liga a comunidade internacional aos jovens, que representam dezoito por cento da população mundial”.
Artur Feio recorda, também, que “fruto de todo este património e capital construído, ao longo de sucessivos mandatos liderados pelo Partido Socialista na Câmara Municipal de Braga, a nossa cidade foi escolhida para, em 2012, ser Capital Europeia da Juventude, sendo, hoje em dia, essa organização reconhecida pelas instâncias internacionais como uma das melhores de sempre”.
Dessa realização resultaram importantes “inputs” para a Braga do futuro, quer do ponto de vista imaterial mas também do ponto de vista material, com a reabilitação do edifício do antigo quartel da GNR, na Praça Conde de Agrolongo – o GNRation – um edifício com condições ímpares para ser uma verdadeira âncora de cultura, arte, criação e criatividade e que, hoje em dia, no quadro da actual gestão Municipal da Coligação de Direita “Juntos por Braga”, se encontra descaraterizado e subaproveitado.
Luís Moreira (CP 8078)