Dois alunos formados em Ciências da Comunicação pela Universidade do Minho venceram uma bolsa de criação jornalística na iniciativa ‘Aquele Outro Mundo que é o Mundo – o Mundo dos Media e o Mundo do Desenvolvimento’. Samuel Silva, jornalista do Público, e Rui Barros, diretor do jornal académico ComUM Online, vão fazer a reportagem ‘Educação e comunidade cigana na Bulgária’.
Trata-se do país com a maior proporção de ciganos na Europa e com 20% de crianças daquela etnia sem ir à escola. Os repórteres partem do caso exemplar de dessegragação na região de Vidin, criado pela ONG Drom e já replicado em seis países, para depois revelarem sucessos na integração pelo ensino e refletirem no impacto do acordo intergovernamental “Década da Inclusão dos Ciganos” (2005-15).
“Numa fase em que se tem evidenciado o discurso xenófobo na Europa, observável na relação dos países do centro com as periferias e também dentro dos diferentes países, atingindo minorias étnicas e sociais, importa conhecer e apontar bons exemplos”, referem.
A iniciativa é organizada pela Associação para a Cooperação Entre os Povos, pela Associação Coolpolitics, pelo Centro de Estudos Interdisciplinares do Século XX e pelo Centro de Estudos sobre África, Ásia e América Latina, tendo financiamento do Instituto Camões e da Fundação Calouste Gulbenkian. O júri, composto por membros daquelas entidades, realçou o volume e a diversidade de temas e geografias das propostas recebidas.
O projeto promove a experiência da reportagem escrita/audiovisual em Portugal, Europa e África sobre temas sociais que em geral não são notícia nos media portugueses. Os trabalhos são a quatro mãos, com um jornalista profissional (mentor) e um estagiário ou estudante de ciências de comunicação.
Luís Moreira (CP 8078)