Carros cobertos de cinza, nuvens de fumo, cheiro a queimado e folhas chamuscadas espalhadas pelos passeios e jardins, trazidas pelo vento durante a madrugada, este o panorama que muitos bracarenses encontraram esta segunda-feira de manhã. Se domingo foi recordista em número de fogos florestais desde o início do ano, hoje os mapas da Protecção Civil (PC) poderão ficar também cheios de pontos que mostram os incêndios em curso.
Ainda não eram 09h30 e já as cartas da PC assinalam a existência de 18 fogos florestais e rurais em todo o distrito, envolvendo cerca de 250 operacionais e 80 viaturas. Estão em curso fogos em Braga, Vila Verde, Amares e Barcelos (Sta. Leocádia e Vilar do Monte). Este último, iniciado domingo à tarde, é o que mais preocupada os bombeiros. No local estão 160 operacionais apoiados por meia centena de viaturas.
Risco Máximo e Muito Elevado
Para esta segunda-feira o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) prevê temperaturas acima dos 30 graus, humidade inferior a 30 % e ventos de 30 km/h a partir da tarde, os célebres ‘3 30’, condições que nunca auguram descanso para as corporações de bombeiros.
Assim, O IPMA colocou em risco máximo de incêndio os concelhos de Celorico de Basto, Vieira do Minho e Póvoa do Lanhoso, três dos 34 concelhos do sob este alerta.
Com risco muito elevado estão os concelhos de Braga, Vila Verde, Amares, Terras de Bouro e Barcelos.
Estes cálculos são feitos com base nos valores observados às 13h00 em cada dia, relativamente à temperatura do ar, humidade relativa, velocidade do vento e quantidade de precipitação nas últimas 24 horas.
Tempo quente
O IPMA prevê para esta segunda-feira no continente tempo quente com céu limpo, vento fraco a moderado do quadrante leste, rodando para norte a partir da tarde, soprando moderado a forte nas terras altas e pequena descida da temperatura máxima no litoral norte e centro.
Para Braga, Vila Verde, Amares e Barcelos a máxima prevista é de 41 graus, e para Terras de Bouro 40. As mínimas oscilam entre os 21 graus de Barcelos e os 18 de Braga
Fernando Gualtieri (CP 1200)