As temperaturas altas do Níger aproximam-se de Braga com o pico de maior intensidade previsto para esta sexta-feira, por volta das 22 horas.
Razão? Um senhor de nome Bombino traz na mala o seu mais recente álbum Azel, editado em maio deste ano, tendo arrecadado rasgados elogios por parte da imprensa internacional como a OkayAfrica, a NPR, o Washington Post ou a Voice of America.
Para a produção deste novo álbum, Bombino convidou o já conhecido músico David Longstreth, dos nova-iorquinos Dirty Projectors, para ajudar na revolução da sua musicalidade. Bombino diz que o reggae é muito comum no povo tuareg e que isso o influenciou também a introduzir esta harmonia neste novo registo.
O Tuareggae, como o assim o intitula, é uma mistura entre o blues Tuareg e a cadência do reggae, que torna Azel num álbum desafiador e estimulante do início ao fim.
Quem fora ao Theatro Circo tem a oportunidade de ouvir estas músicas bem como algumas dos seus álbuns mais icónicos como Nomad (2013) e Agadez (2011).
“Oportunidades assim são raras e Agosto merecia um calor diferente, desta vez, vinda directamente do norte de África para que se perceba o que é um verdadeiro escaldão nos ouvidos”, diz a organização.
O espectáculo com apoio da Antena 3 e Canal 180.
Ingressos, a 20 euros (Cartão Quadrilátero: 10 euros) disponíveis em www.theatrocirco.bol.pt, na bilheteira do Theatro Circo, lojas Fnac e estações CTT aderentes