A Santa Casa da Misericórdia de Vila Verde e a empresa ‘Pneus Vila Verde’ uniram-se ao movimento “vamos ajudar os bombeiros” e, em cooperação com os seus colaboradores doaram aos Bombeiros Voluntários de Vila Verde água e bens alimentares suplementares para apoio e hidratação dos soldados da paz durante esta fase negra de incêndios em todo o país e também no concelho vilaverdense.
Numa continuidade de postura de abertura às instituições exteriores a Santa Casa ajuda e está presente em muitos momentos de solidariedade no concelho de Vila Verde. Em cooperação com os seus colaboradores, utentes, empresas associadas, órgãos directivos e provedoria, conseguiu-se uma quantidade fantástica de mais de 1500 litros de água e 500 suplementos alimentares.
O Provedor Bento Morais agradeceu a todos os colaboradores da instituição o empenho e dedicação para que esta ajuda fosse possível. “Agradeço aos nossos colaboradores, seres humanos fantásticos, que de livre vontade, disponibilizaram ajuda para que a nossa instituição pudesse doar água para os Bombeiros de Vila Verde. É com agrado que estamos ao lado dos bombeiros neste momento”.
A entrega foi feita no quartel dos Bombeiros de Vila Verde pelas mãos do dos colaboradores da instituição, em representação do Provedor Bento Morais e de toda a instituição Santa Casa da Misericórdia de Vila Verde.
“É uma ajuda fantástica. Em nome da corporação agradecemos todo o apoio da Santa Casa de Vila Verde”, referiu o presidente dos Bombeiros, Carlos Braga. Está em curso uma campanha de angariação de donativos na Santa Casa, sendo todos os recursos e dádivas entregues na sua totalidade aos Bombeiros Voluntários.
Onda solidária
A onda solidária, iniciada na passada segunda-feira, tem levado ao quartel dos ‘Voluntários’ diversos mantimentos, entregues por várias instituições, empresas e cidadãos de todo o concelho.
Numa época especialmente crítica devido aos muitos incêndios, a corporação vilaverdense tem recebido muita água, leite, fruta, bolachas e enlatados, entre outros alimentos, num efeito de “verdadeira bola de neve”, como frisou o presidente da Associação Humanitária, Carlos Braga.
“Já chegaram ao quartel muitas dádivas de pessoas que se querem manter anónimas, assim como da Santa Casa da Misericórdia, de empresas como o Pingo Doce, os Supermercados Galego, o Intermarché e a Zenit e também da Junta de Freguesia de Dossãos”, explicou.
Para quem pretender fazer novas doações, Carlos Braga lembra que o “mais importante” é angariar água (nomeadamente em garrafas pequenas, de 33cl, que possam ser levadas nos bolsos da fardas), bolachas, enlatados e cereais, devido ao teor energético que possuem e por serem pequenos.
“Fruta, por exemplo, não interessa muito, porque estraga-se rapidamente”, realça.
Redacção/Ricardo Reis Costa (TP 2298)