De 25 a 28 deste mês, a avenida Central, em Braga, será palco do Festival de Música Tradicional ‘Terra’, um evento que tem como principal objectivo a promoção e valorização da música tradicional portuguesa.
Além dos concertos protagonizados pelos grupos ‘Caminhos de Romaria’, ‘Canto D’Aqui’ e ‘Origem Tradicional & GFUM’, o festival terá como ponto alto o dia 27 de Agosto que será dedicado ao projecto ‘Terreiro dos Sons’.
Lídia Dias, vereadora da cultura, explica que o ‘Terreiro dos Sons’ surge da “vontade de aproximar pessoas, de diferentes especialidades e talentos, ligadas à cultura, como uma plataforma de intercâmbio e desenvolvimento de projectos culturais’.
Segundo Lídia Dias, este projecto, que visa sobretudo “cativar os jovens para as sonoridades tradicionais”, expressa-se através da cultura musical, tentando abranger também outras formas de expressão artísticas.
O festival começa na quinta-feira, dia 25, às 21h30, com a actuação do grupo de rusga ‘Caminhos de Romaria’. No dia seguinte, é a vez do grupo ‘Canto D’Aqui’ subir ao palco da Avenida Central com a sonoridade das guitarras, bandolins, viola braguesa, percussões e clarinete.
No sábado, dia 27, a partir das 17h00, o dia é dedicado ao ‘Terreiro dos Sons’ e às actuações de ‘Geronymo’, ‘Muita Terra’, Ricardo Passos’ e de Daniel Pereira Cristo. Às 24h00 haverá o Baile no Terreiro com a ‘Coreto’, uma associação cultural que tem como objectivo a promoção e divulgação de artes e culturas tradicionais originárias de todo o mundo.
“Este será o dia mais forte do festival, o dia em que queremos que a cidade se deixe contagiar pela música tradicional que será apresentada em diferentes registos e formatos”, acrescenta a vereadora da Cultura, notando a importância do trabalho que os grupos ‘Canto D’Aqui’, ‘Caminhos de Romaria’ e ‘Origem Tradicional’ têm realizado em prol da música tradicional e da sua divulgação.
O festival ‘Terra’ termina no nomingo, dia 28, pelas 21h30, com a actuação do grupo ‘Origem Tradicional’ que ser faz acompanhar pelo GFUM, num espectáculo onde a música e as danças tradicionais convidarão o público a um ‘pezinho de dança’.
O programa completo do festival está disponível no site do Município, através do link https://goo.gl/fa6tpV.