Ricardo Rio, presidente da Câmara de Braga, foi recebido pelo presidente da Federação das Indústrias do Estado do Amazonas (FIEAM) e vice presidente da Confederação Nacional da Indústria do Brasil, António Silva, num encontro onde também marcaram presença vários empresários brasileiros e luso-brasileiros, do Amazonas.
Neste encontro foram discutidas diversas plataformas de cooperação, entre os tecidos empresariais das duas regiões, fortificando os contactos que têm existido desde a geminação de Braga e Manaus, reforçada esta semana, entre o Prefeito de Manaus, Arthur Virgílio Neto e, Ricardo Rio, na visita institucional que o presidente da Câmara de Braga realiza, por estes dias, a Manaus.
“Viemos a Manaus, para dar a conhecer Braga e as suas potencialidades económicas e turísticas, com vista a atrair investimento e negócios para a nossa região. A partir de agora, os empresários de Manaus têm uma porta de entrada em Portugal através de Braga e o mesmo sucede com os empresários bracarenses que tenham interesse em explorar as potencialidades dos mercados de Manaus e do Amazonas”, afirma Ricardo Rio, recordando que o Estado do Amazonas, a sexta maior economia do Brasil, e Manaus, o sexto município que mais contribui para o PIB brasileiro (depois de São Paulo, Rio de Janeiro, Brasília, Curitiba e Belo Horizonte).
Durante o encontro, Ricardo Rio fez também uma apresentação da estratégia da cidade e das suas principais valências, bem como os incentivos e apoios aos investidores. As áreas da investigação, nomeadamente a Universidade do Minho e o Laboratório Ibérico Internacional de Nanotecnologia suscitaram também interesse, tendo António Silva felicitado a iniciativa dos políticos de geminar as suas cidades, pois abrem excelentes perspectivas para serem exploradas pelos empresários e forças vivas de Manaus.
Ricardo Rio reforçou, ainda, que “os contactos que mantivemos aqui abriram também outras oportunidades de colaboração, nomeadamente ao nível do ensino superior, na área da investigação e do turismo. Só para dar um exemplo, a comunidade portuguesa manifestou grande interesse em cooperar com a Universidade do Minho, no sentido de atrair jovens luso-brasileiros e brasileiros para o ensino pós-graduado em Braga”. Para concretizar esta parceria, vamos contactar a Universidade do Minho para verificar a melhor forma de a promovermos em Manaus”, concluiu.
O presidente do FIEAM, António Silva, destacou que o pólo industrial de Manaus, a única zona franca do Brasil, que tem mais de 600 empresas e 120 mil empregos qualificados, é o maior produtor do Brasil de produtos tecnológicos, como telemóveis ou televisores, e que pode ser um excelente mote para Portugueses que desejem investir no Brasil.
Portas de Manaus abertas
O presidente da FIEAM, também ele descendente de portugueses, relevou o papel fundamental que o Cônsul Honorário de Portugal em Manaus, o Comendador José de Azevedo teve para o desenvolvimento da Zona Franca de Manaus e deixou um apelo aos empresários bracarenses e portugueses: “as portas de Manaus estão abertas para todos aqueles que desejem investir e terão o nosso apoio”.
Por outro lado, destacou, também, que esta parceria entre as duas cidades poderá significar também novas oportunidades para os empresários amazonenses, para que possam olhar para Braga e para Portugal com um local de investimento e de novos mercados. Por fim, referiu que pretende, em breve, visitar Braga para ficar a conhecer mais de perto as oportunidades que podem existir para os empresários brasileiros.
Nesta sessão de trabalho participaram ainda diversos directores da FIEAM, que fizeram uma apresentação das várias valências que a Federação possui. Uma das mais fortes é a componente de ensino e formação, tendo a sua responsável manifestado o interesse em estudar a possibilidade de cooperar com instituições bracarenses, no sentido de fomentar troca de experiencias entre os formandos, nomeadamente com intercâmbio de jovens profissionais de ambas as cidades.
Em jeito de balanço desta visita de dois dias a Manaus, Ricardo Rio realçou que ficou vincada a “importância desta parceria entre as duas cidades, pois existe claramente uma vontade de ambos os lados para que esta geminação não seja apenas um papel assinado, mas que se concretizem vantagens efectivas para as duas comunidades”.
O autarca manifestou, ainda, o enorme agrado pela forma como foi recebido pelas autoridades oficiais de Manaus, mas sobretudo pela comunidade portuguesa, que “tem imenso prestígio e importância em Manaus, e que são, não só excelentes embaixadores de Braga, mas de Portugal”.
Rio deixou ainda um desafio aos empresários e instituições bracarenses: “Se tiverem interesse em explorar algum tipo de relação com Manaus ou com o Estado do Amazonas, a Câmara Municipal de Braga está disponível para ajudar e fazer as pontes necessárias. É precisamente para isso que servem este tipo de geminações”.