Uma cidade com uma forte capacidade de produção de conhecimento em áreas de vanguarda, um tecido económico multifacetado e um forte apoio institucional ao desenvolvimento de um clima económico favorável foram alguns dos atributos que Ricardo Rio, presidente da Câmara l de Braga, enfatizou para apresentar o potencial de Braga junto de empresários do Rio de Janeiro.
No decurso da visita oficial a esta cidade brasileira, geminada com a cidade de Braga desde 2014, o presidente da Câmara de Braga e o vereador Miguel Bandeira foram recebidos na sede da Câmara Portuguesa de Comércio e Indústria do Rio de Janeiro (CPCIRJ), no coração do distrito financeiro carioca, por vários responsáveis desta entidade e empresários nacionais radicados no Brasil.
Além de vários directores da CPCIRJ, como Reinaldo Paes Barreto, vice-presidente da TurisRio, da Secretaria de Turismo do Estado do Rio de Janeiro, e Marlene Fialho, Secretária-Executiva da CPCIRJ, esteve ainda presente o embaixador Frederico Cezar Araújo, director Internacional da Federação da Indústria do Rio de Janeiro, que tem já uma longa carreira como diplomata e que assumiu recentemente a responsabilidade da internacionalização da federação.
Durante este encontro, Ricardo Rio deu a conhecer as mais-valias que Braga pode representar para os empresários brasileiros, de diversos sectores de actividade, bem como os apoios públicos prestados pelo município e pela InvestBraga à concretização de tais investimentos.
Rio assegurou aos empresários que “Braga está cada vez mais dinâmica e preparada para responder a desafios que lhe sejam colocados”. Acrescentou ainda que “é fundamental que Braga seja cada vez mais reconhecida em termos internacionais, e isso só se consegue estabelecendo relações com os mais variados agentes que nos possam ajudar a concretizar esse desígnio”. A Câmara Portuguesa do Rio de Janeiro, até por ser a mais antiga de todas que temos no estrangeiro, com mais de 100 anos, pode ser uma importante mais-valia para Braga, pois ficou aqui bem evidente a vontade que existe no Brasil de colaborar connosco”.
O embaixador Frederico Cezar Araújo fez questão de evidenciar a sua “admiração pelo dinamismo evidenciado por Braga e pelo seu tecido económico e de investigação”, ficando muito interessado na área de biotecnologia e da investigação agrícola, um “sector que é prioritário para muitos empresários brasileiros que já têm várias parcerias com os países da Comunidade de Países de Língua Portuguesa e que as desejam alargar a Portugal”. O Instituto Ibérico Internacional de Nanotecnologia e a Universidade do Minho foram instituições destacadas e que suscitaram muito interesse nos interlocutores brasileiros.
Na sequência deste encontro, ficaram agendadas diversas diligências junto das duas comunidades para explorar potenciais parcerias, quer com o Brasil, quer com o restante espaço lusófono. Desde já, haverá interlocutores em ambos os lados para a promoção e facilitação de negócios entre as duas cidades e o respectivo tecido empresarial.