A vila do Gerês vai estar em festa entre os dias 18 e 21 de Agosto para comemorar a padroeira, Santa Eufémia, apresentando este ano um cartaz que, segundo a Comissão de Festas, continua a preservar o tradicional e o religioso, mas ganhou uma nova roupagem, procurando chegar a um número mais alargado de pessoas.
A quinta-feira, dia 18, será inteiramente dedicada aos jovens, com uma “Wild Beat Gerês Summer Party”, realizada em parceria com a Rádio Nove3Cinco, a partir das 22h00, no habitual recinto das festas, à entrada da vila do Gerês.
Do programa constam as actuações do DJ Pedro Romeu às 22h00 e de Rafman, recentemente considerado DJ Revelação nos “Trend Music Awards”, a partir da meia-noite.
Na sexta-feira, a partir das 18h00, a Escola de Samba Costa da Prata, que recentemente conquistou pelo segundo ano consecutivo o Carnaval de Ovar, onde a escola fica sediada, vai colocar cerca de meia centena de elementos a desfilar pelo Gerês, num percurso entre o Vidoeiro e a rotunda de entrada da vila.
À noite, às 22h00, logo depois da procissão de velas, há ainda a actuação do Grupo Cordas Soltas, um conjunto que tem a particularidade de colocar 17 elementos em palco.
O terceiro dia, sábado, será preenchido com diversas outras actividades, que iniciam às 14h00 com animação de rua que estará a cargo de um grupo de alunos de Teatro da Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD).
Para as 15h00, está reservada a actuação do Ranchos da Casa do Povo de Serzedelo (Guimarães), que fará o desfile desde a entrada da vila até à Colunata Honório de Lima, onde depois actuará.
Às 21h00, sobe ao palco o grupo Terceira Dimensão, antecedendo o espectáculo da cabeça-de-cartaz, Maria Lisboa, já depois da meia-noite.
A procissão em honra de Santa Eufémia marca o último dia de festas, estando já confirmada a presença de 18 andores, segundo a Comissão de Festas. O cortejo será acompanhado pela Banda de Música de Vieira do Minho, por cavalos, pela Fanfarra de Majoretes de Vizela e pelo Agrupamento de Escuteiros Pedra Bela.
À noite, o grupo Sector Publiko encerra as actuações musicais. Uma sessão de fogo-de-artifício marca, de forma oficial, o fecho da edição 2016 das festas de Santa Eufémia na vila do Gerês.
RRC (TP 2298)