Entre os próximos dias 25 a 27, Braga acolhe o BragArt – Festival de Street Art. O evento, idealizado por Bruno Guedes, responsável pelo movimento artístico e cultural Bragartes, foi o projecto mais votado no Orçamento ‘Tu Decides’, e insere-se na programação da Capital Ibero-Americana da Juventude, pretendendo valorizar a Arte Urbana, com um festival artístico ao longo do rio Este e no Centro Histórico da Cidade, procurando criar um estímulo directo para as Artes e Cultura.
“É importante que as cidades se moldem a estas novas tendências. A nível internacional, as principais cidades já utilizam a arte urbana como uma forma de estimular a criatividade e de promoverem uma espécie de regeneração urbana assente numa vertente cultural incorporada”, referiu Ricardo Rio, presidente da Câmara Municipal de Braga, durante a apresentação do evento.
Candidaturas até dia 31
Segundo o autarca, “Braga enquanto cidade cosmopolita, tem que perceber estas novas dinâmicas artísticas e valorizar os talentos que vão surgindo a nível local e nacional, dando-lhes oportunidade de expressarem a sua criatividade”, aproveitando a ocasião para desafiar os jovens bracarenses a apresentarem propostas à edição do Orçamento ‘Tu Decides’, cujo período de candidaturas decorre até 31 de Agosto.
Sob o mote ‘Colorir o Futuro’, o festival “dará a conhecer artistas locais e nacionais de grande potencial, que têm vindo a merecer cada vez mais a atenção de todos, ao demonstrar as suas capacidades artísticas no campo do graffiti e street art”, explicou Bruno Guedes, mentor do projecto.
Artistas como Odeith, Youthone, gonçaloMAR, mile1art, Violant, JSD 253 e Beckham têm já presença confirmada e vão desenvolver um mural denominado ‘Hall of Fame’ com 70 metros de cumprimento que vai trazer uma nova dinâmica à ciclovia do rio Este, junto à ponte S. João.
Exposições
Ainda sob a alçada do festival, realizam-se duas exposições de Street Art com o apoio da Associação Comercial de Braga e da Biblioteca Lúcio Craveiro da Silva, que decorrem de 25 de Agosto a 2 de Setembro desde o Arco da Porta Nova até ao Largo Barão de São Martinho.
Associado a esta exposição fotográfica é também possível observar uma mostra de pranchas de skate, que serão personalizadas pelo artista bracarense André Machado. Na tentativa de captar atenção, assim como, cultivar apontamentos musicais urbanos, e ao mesmo tempo, valorizar o potencial suburbano de Braga, será apresentado ao longo do dia 25 de Agosto, a performance musical e artística do BBOY Trigger e do projecto suburbano bracarense, MC Galleno & STR Family.