Braga, a exemplo todos os distritos do continente e a Região Autónoma da Madeira, apresenta este domingo risco ‘muito elevado’ de exposição à radiação ultravioleta (UV), informa o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).
Segundo o IPMA, o risco de exposição aos UV em Braga é de 9. Em Viana do Castelo, o índice é 8.
Os índices UV variam entre menor do que 2 (baixo), 3 a 5 (moderado), 6 a 7 (elevado), 8 a 10 (muito elevado) e superior a 11 (extremo).
Para o índice de exposição elevado e muito elevado, o IPMA aconselha o uso de óculos de sol com filtro UV, chapéu, t-shirt, guarda-sol e protetor solar, além de desaconselhar a exposição das crianças ao sol.
Subida de temperatura
O IPMA prevê para o continente uma subida da temperatura máxima, além de uma pequena subida da temperatura mínima no interior das regiões Norte e Centro, com Braga a atingir os 34.ºgraus de máxima e 11.º de mínima. Pequena descida de temperatura no Sul
O instituto também prevê céu limpo e vento em geral fraco (inferior a 20 quilómetros/hora – km/h) do quadrante norte, soprando moderado (20 a 35 km/h) de noroeste no litoral oeste, em especial durante a tarde, e de nordeste nas terras altas do Norte e Centro até ao meio da manhã e para o final do dia.
FG (CP 1200)