A intenção do antigo presidente francês de regressar ao Palácio do Eliseu está confirmada. Nicolas Sarkozy anunciou esta segunda-feira, pelo Twitter, a intenção de se candidatar às eleições presidenciais do próximo ano, um anúncio que não surpreendeu ninguém.
Antigo presidente francês volta a candidatar-se ao Eliseu depois de ter sido derrotado em 2012 por François Hollande
Nicolas Sarkozy, actual líder do partido de centro-direita Os Republicanos, já vinha anunciando de que é candidato às eleições presidenciais francesas num livro que tem vindo a promover mas que só chega às livrarias francesas na próxima quarta-feira, e agora confirmou-o naquela rede social
A notícia é avançada pelo jornal Le Fígaro que refere que o título da obra de Sarkozy é ‘Tout pour la France – Tudo pela França’, numa tradução literal. A informação foi confirmada também pelo gabinete do antigo presidente francês e o próprio partilhou no Twitter um excerto do prólogo do livro onde revela que será candidato à eleição presidencial, apesar de estar ameaçado de ser julgado pelo envolvimento em vários casos ligados ao financiamento da sua campanha de 2012.
Sarkozy, de 61 anos, que foi presidente da França entre 2007 e 2012, já tinha por várias ocasiões sugerido que poderia voltar a candidatar-se ao Eliseu, ainda que Alain Juppé, ex-primeiro-ministro e actual presidente da autarquia de Bordéus, seja considerado um rival de peso nas primárias do partido.
FG (CP 1200) com DN