O eurodeputado José Manuel Fernandes afirmou que o Fórum Euro-Ibero-Americano da Juventude é “um espaço privilegiado para reflectir e debater estratégias que apontem os caminhos para o futuro”, palavras partilhadas pelo anfitrião do encontro, Ricardo Rio.
O parlamentar europeu social-democrata falava esta terça-feira na cerimónia de abertura do fórum que decorre em Braga até ao próximo dia 28., reunindo 130 jovens universitários de mais de 22 países europeus e de sete países membros do Organismo Internacional de Juventude para a Ibero-América.
“A participação dos jovens é fundamental na construção de uma sociedade que responda às suas necessidades. O acesso ao emprego, a solidariedade e a inclusão social são áreas nas quais os jovens têm sido mais inovadores com projectos arrojados e diferenciadores, por isso é necessário continuar a estimular a sua participação cívica”, referiu o presidente da Câmara de Braga.
“Apesar dos diferentes contextos dos vários países dos dois continentes, os desafios com que a Juventude se confronta são transversais. Este é um facto que fica bem demonstrado através das diversas iniciativas da Capital Ibero-Americana da Juventude, por isso é extremamente importante que surjam iniciativas como esta para que os jovens de diferentes países possam partilhar experiências e expressarem as suas opiniões”, sublinhou Rio.
Sob o lema ‘Desenvolvimento Sustentável: Parcerias Intercontinentais para as Pessoas, o Planeta e a Prosperidade’, os jovens debatem temáticas como as epidemias globais, a igualdade de género, as energias renováveis, o emprego na época da automação, o desenvolvimento urbano sustentável, as parcerias transcontinentais a evasão fiscal, o combate ao terrorismo e o crime organizado.
No final deste fórum, os participantes desenvolvem diversos documentos estratégicos que posteriormente serão entregues às diferentes entidades que integram o espaço ibero-americano.
FG (CP 1200)