A GNR intensifica a partir desta quinta-feira e até domingo as acções de patrulhamento e apoio aos veraneantes, com o objectivo de garantir a sua segurança nos itinerários mais utilizados para os locais de férias, no âmbito da 5.ª fase da ‘Operação Hermes’.
Tendo em conta os incêndios que se registam em Portugal, a GNR alerta para o facto de se poderem verificar “alguns constrangimentos nas vias rodoviárias”. Por isso, apela aos condutores para, antes de iniciarem a viagem, consultem toda a informação sobre o estado das vias, através da linha SOS Trânsito – 808 201 855 ou da página oficial do Facebook: www.facebook.com/GuardaNacionalRepublicana.
No caso de serem registados cortes nas vias rodoviárias, procure alternativas a seguir até aos locais de destino. No caso de não existirem, opte por não iniciar a viagem até que estejam levantados todos os constrangimentos.
Seja portador de todos os bens de primeira necessidade, sobretudo quando transporta crianças, para o caso de ficar retido durante algum período no trânsito em virtude de cortes de estradas.
A GNR pede também para que os automobilistas respeitem todas as indicações dadas pelas autoridades e sejam pacientes no caso de ficarem retidos no trânsito. “A sua segurança constitui a nossa prioridade”, vinca.
Durante a viagem, a Guarda reforça os pedidos de que o condutor realize pausas regulares, de pelo menos 15 minutos, a cada duas horas de condução.
Não ingerir bebidas alcoólicas, cumprir os limites de velocidade, não utilizar telemóvel na condução e ter sempre o cinto de segurança colocado, com especial atenção no transporte de crianças, são outros conselhos.