A 30.ª Volta Pedestre ao Minho, uma iniciativa da Associação Cultural, Desportiva e Turística do Minho vai para a estrada esta quinta-feira. Segundo a organização, este é “um evento de todos para todos”, a realizar em quatro dias e repartido em seis etapas de corrida não competitiva e de seis etapas de caminhada. “Tem como objectivo dinamizar o desporto de lazer, o turismo e a gastronomia, assim como dar a conhecer as excelentes localidades do país”.
“Percorre-se em média cerca de 90 km a correr e 50 de caminhada. Tendo como prioridade correr por trilhos, a caminhada envolve, sempre que possível, visitas a museus e pontos de interesse a nível culturais de cada região”.
A recepção aos participantes está agendada para esta quinta-feira, no Parque de Merendas do Santuário do Bom Jesus do Monte, em Braga, pelas 15 horas.
Nos restantes dias, a Volta Pedestre ao Minho passa também pelas freguesias bracarenses de Merelim S. Paio, Mire de Tibães, São Mamede d Este, São Pedro d Este, S. Julião de Passos e pela vila de Prado, concelho de Vila Verde. A última etapa tem como palco o centro da cidade de Braga, na avenida da Liberdade, ao final da manhã do próximo domingo.