A Autoridade de Segurança Alimentar e Económica (ASAE) apreendeu no âmbito de uma investigação nacional 4 730 unidades de embalagens de pesticidas ilegais, além de 50 kg e 26 litros destes fitofarmacêuticos (pesticidas). O valor total das apreensões destes produtos que colocam em perigo a saúde pública atingiu cerca de 23 mil euros.
“Esta operação de fiscalização incidiu em operadores económicos, com actividade comercial de distribuição, por suspeita de comercialização de produtos fitofarmacêuticos ilegais, com utilização de autorização de venda concedida a uma empresa diferente da indicada na rotulagem das embalagens destes produtos”, explica a ASAE em comunicado divulgado esta quinta-feira.
Tratam-se de produtos “não autorizados” pela Direcção Geral de Alimentação e Veterinária” e que violam as normas de rotulagem previstas na legislação da União Europeia, explica a ASAE.
“No âmbito das atribuições cometidas a esta Autoridade, a ASAE irá prosseguir as acções de fiscalização neste sector, na salvaguarda da segurança das culturas, dos aplicadores e dos consumidores, garantindo o nível de protecção do interesse público e uma concorrência sã e leal no mercado”, garante aquela entidade.
Fernando Gualtieri (CP 1200)