“Vem descobrir a Astronomia e prepara-te para a Noite Europeia dos Investigadores 2016 ORION – Sociedade Científica de Astronomia do Minho”. É este o apelo da Escola de Ciências da Universidade do Minho, membro com consórcio organizador da Noite Europeia dos Investigadores 2016-2017, que promove este sábado, mais uma sessão do ciclo de oficinas ‘Há Ciência na Cidade!’, em parceria com a ORION – Sociedade Científica de Astronomia do Minho.
Segundo a Reitoria, a atividade permite o contacto com a Astronomia, com uma primeira parte mais expositiva/teórica e uma segunda parte observacional com telescópios, acompanhada de uma visita guiada ao céu e de uma explicação sobre a utilização de cartas celestes.
A Noite Europeia dos Investigadores é uma iniciativa que pretende quebrar as barreiras que separam a Ciência dos cidadãos e desmistificar a imagem do cientista distante e inacessível. A Escola de Ciências participa nesta iniciativa europeia desde 2012, promovendo programas de atividades diversificadas pensadas para o público infantil, juvenil, adulto, para famílias e para grupos escolares, com um sucesso crescente em todas as edições.
‘Ciência no dia-a-dia’ tem sido percebida como um lema para estimular a participação do público em geral, especialmente do público jovem, com atividades de investigação e de transmissão do conhecimento científico. Ao adotar este objetivo para Noite Europeia dos Investigadores, temos a intenção de potenciar a consciência pública sobre o quanto a ciência influencia o nosso modo de vida, mas também dar aos investigadores a oportunidade de concretizar a perceção do grande público sobre o seu trabalho e melhorar os contactos entre os investigadores e os cidadãos para reforçar os esforços de inovação.
O consórcio deste projeto, coordenado pela Universidade de Lisboa através do Museu Nacional de História Natural e da Ciência (MUHNAC), une esforços entre os investigadores de grandes universidades em Portugal – Escola de Ciências da Universidade do Minho, Museu de História Natural e da Ciência da Universidade do Porto, Universidade Nova de Lisboa, Instituto Universitário de Lisboa e também a Câmara Municipal de Lisboa.
O projeto cobrirá as regiões mais povoadas de Portugal, fazendo a ponte entre os investigadores e a sociedade e contribuindo para aproximar os atores sociais durante o processo de investigação e inovação.
Este ano, para além das atividades durante a Noite Europeia dos Investigadores, que será no dia 30 de setembro, a Escola de Ciências da Universidade do Minho irá promover uma série de atividades preparatórias, de forma a cativar o público em geral para este grande evento e, mais eficazmente, divulgar a ciência e o papel dos nossos cientistas na qualidade de vida do cidadão comum, no seu dia-a-dia.
A Noite Europeia dos Investigadores é um projeto financiado pela Comissão Europeia no âmbito das ações Marie Sklodowska-Curie.
Luís Moreira (CP 8078)