Seis dos 13 fogos em curso ao início de tarde desta quinta-feira ocorreu no concelho de Vila Verde. No combate às chamas estão envolvidos mais de meia centena de bombeiros, duas dezenas de viaturas e dois meios aéreos.
Os dois incêndios florestais que mais suscitam a atenção da Protecção Civil (PC) são os que ocorrem em Cabanelas (mato), onde estão empenhados uma dezena de bombeiros e um meio aéreo, e o que queima povoamentos florestais nas freguesias vilaverdenses de Sande, Vilarinho, Gomide e Barros. Aqui, além de um meio aéreo, o fogo está a ser combatido por 6 operacionais, apoiados por duas viaturas.
Os fogos de Aboim da Nóbrega, Gondomar, Marrancos. Arcozelo, Escariz (São Mamede) e Escariz (São Martinho) estão, segundo a última actualização da PC, já em fase de conclusão, acompanhada por três dezenas de bombeiros e cerca de 10 viaturas.
Outros três meios aéreos combatem incêndios em Vieira do Minho (Louredo) e nas freguesias Moreira do Rei, Várzea da Cova, Aboim, Felgueiras, Gontim e Pedraído, em Fafe (2).
Também em Cabeceiras de Basto (Rio Douro) e Celorico de Basto (Caçarilho e Infesta) as chamas queimam avultadas área de mato e floresta.
Segundo a PC, nos fogos do distrito estão empenhados mais de uma centena de operacionais, três dezenas de viaturas e cinco meios terrestres.
Em todo o território nacional registam-se a esta hora 56 fogos, combatidos por mais de 2 200 operacionais, apoiados por mais de 700 meios terrestres e 24 meios aéreos.
Fernando Gualtieri (CP 1200)