O proprietário da ‘Casa dos Peliteiros’, estabelecimento de alojamento local situado em Vilarinho das Perdizes, em Valdosende, Terras de Bouro, denunciou este sábado que “nos últimos anos” aquela zona “tem tido problemas graves de abastecimento de água”, que agora impossibilitam até o cumprimento das “necessidades mais elementares”.
“Já tive hóspedes, com crianças, a quem não pude assegurar água para beber”, diz.
A O Amarense, o presidente da Câmara de Terras de Bouro, Joaquim Cracel, garante que não tem conhecimento da situação. No entanto, segundo o autarca, as falhas que possam existir “podem ser resolvidas” pela autarquia, até porque “o lugar de Vilarinho das Perdizes tem um depósito grande”.
Segundo Jorge Peliteiro, que aluga a Casa dos Peliteiros em regime de alojamento local “para fazer face a despesas de manutenção e melhoramento”, uma “boa parte” dos hóspedes que recebe são estrangeiros, que “dinamizam a economia local, tornando-a mais cosmopolita e competitiva”.
“A água é um bem essencial. É suposto que, em pleno século XXI, as populações de países civilizados tenham acesso a água de qualidade nas quantidades suficientes para suprir as suas necessidades básicas”, diz o empresário.
RRC (TP 2298)