O eurodeputado José Manuel Fernandes foi considerado o português mais influente no Parlamento Europeu, segundo um estudo desenvolvido pela VoteWatch Europe – uma organização não-governamental internacional e apartidária que foi criada para promover um melhor conhecimento e maior escrutínio sobre a política da União Europeia.
Entre os 751 deputados dos 28 estados-membros (incluindo ainda o Reino Unido), José Manuel Fernandes ficou em 31º, sendo seguindo por Paulo Rangel, que ficou em 49º. Os dois social-democratas são os únicos portugueses a surgirem no Top70, de uma lista liderada pelo presidente do Parlamento Europeu, o socialista alemão Martin Schulz.
A valorização da capacidade intervenção e influência do eurodeputado José Manuel Fernandes no Parlamento Europeu resulta da avaliação de um conjunto de dados objectivos da VoteWatch, com base num método de ponderação de critérios avalizados por 234 entrevistados.
Para o resultado contribuíram critérios de pontuação consoante a importância de funções que os eurodeputados exercem e o trabalho desenvolvido no Parlamento Europeu e nos processos de decisão dos dossiês políticos da UE.
Deputado ao Parlamento Europeu desde 2009, o social-democrata José Manuel Fernandes integra o Partido Popular Europeu – o mais grupo político no plenário europeu – e é o coordenador e porta-voz do grupo na Comissão dos Orçamentos (apontada como uma das mais importantes comissões parlamentares).
José Manuel Fernandes é o relator do Orçamento geral da EU para 2016, além de que tem assumido sucessivamente nos últimos anos um trabalho de relevo da definição dos orçamentos anuais da UE, na dotação dos fundos comunitários e no financiamento das políticas europeias.
Em 2015 assumiu ainda a função de relator para o Fundo Europeu para Investimentos Estratégicos, o chamado ‘Plano Juncker’ que visa estimular a economia europeia com mais de 315 mil milhões de euros em investimentos até 2020.
Do trabalho de José Manuel Fernandes no Parlamento Europeu destaca-se ainda a autoria de propostas para o lançamento de projectos-piloto parta promoverem o emprego dos mais jovens – e que deu lugar ao programa ‘O teu primeiro emprego Eures’ – e, posteriormente, de pessoas desempregadas com mais de 35 anos de idade, o chamado ‘Reactivate’ que está em execução.
Também membro suplente da Comissão dos Assuntos Económicos e Monetários, José Manuel Fernandes é ainda membro efectivo a Delegação para as Relações com os Países do Magrebe e a União do Magrebe Árabe (DMAG) e a Delegação à Assembleia Parlamentar da União para o Mediterrâneo (DMED), além de que parte da Delegação à Assembleia Parlamentar Paritária ACP-EU (DACP).
P.A.P. (CP 9420)