O secretário de Estado da Administração Interna anunciou esta quinta-feira o lançamento de um protocolo com Associação Nacional de Freguesias (ANAFRE) que visa a formação dos presidentes de junta de todo o país na área da Protecção Civil. O objectivo é o “reforço” do papel daquelas autarquias junto das entidades de socorro.
Jorge Gomes considera “fundamental” o envolvimento das freguesias na área da Protecção Civil, argumentando que os presidentes de junta “são os que estão mais próximos das populações”.
“Em breve, vamos criar manuais destinados aos elementos das juntas e criar também a figura do orientador de catástrofes. Ou seja, o presidente da junta de freguesia, como conhecedor do território irá dar indicações a todas as entidades de socorro”, explicou, acrescentando que “já decorrem reuniões de trabalho [com a ANAFRE] para desenhar o modelo”.
O governante adiantou também que estão a decorrer encontros entra a tutela, a Liga dos Bombeiros Portugueses e o Instituto Nacional de Emergência Médica (INEM) para sejam ultrapassadas “alguns obstáculos”, relativos à inspecção e vistoria de viaturas.
“Queremos simplificar o processo e evitar que hajam casos em que se demore dois ou três meses para inspecionar uma viatura”, apontou o secretário de Estado.