A Universidade do Minho é a instituição do Norte com mais bicicletas disponíveis. No total serão adquiridas 340 bicicletas, algumas delas elétricas. A cerimónia de assinatura do projeto ‘U-Bike Portugal – Promoção de Bicicletas Elétricas e Convencionais nas Comunidades Académicas’ realizou-se sexta-feira, na Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, em Vila Real.
Inserido no programa Portugal 2020, o ‘U-Bike Portugal’ pretende promover a adoção de hábitos de mobilidade mais sustentáveis, através da disponibilização de 3234 bicicletas (2096 elétricas e 1138 convencionais) por 15 instituições públicas de ensino superior.
Só na região Norte foram aprovados 2,2 milhões de euros para as candidaturas da UMinho, da Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (300 bicicletas), da Universidade do Porto (265 bicicletas), do Instituto Politécnico de Viana do Castelo (200 bicicletas), do Instituto Politécnico do Porto (200 bicicletas) e do Instituto Politécnico do Cávado e do Ave (130 bicicletas).
Com esta iniciativa, estima-se que até 2018 sejam percorridos 1.1 milhões de quilómetros na região do Norte e poupada uma economia de energia de 58,8 toneladas equivalentes de petróleo. O projeto conta com um investimento de mais de seis milhões de euros.
A sessão solene contou com as intervenções do ministro do Ambiente, João Matos Fernandes, da presidente do Programa Operacional Sustentabilidade e Uso Eficiente de Recursos (PO SEUR), Helena Pinheiro de Azevedo, e do presidente do Instituto da Mobilidade e dos Transportes, Eduardo Feio. Estiveram, ainda, presentes representantes das 15 universidades parceiras, incluindo Rui Vieira de Castro, vice-reitor da UMinho para a Educação.
Luís Moreira (CP 8078)