Mais de 2600 novos estudantes da Universidade do Minho são recebidos esta segunda-feira numa cerimónia solene, que conta com intervenções do reitor António M. Cunha e do presidente da Associação Académica (AAUM), Bruno Alcaide, além de várias atividades e das atuações de grupos culturais. A sessão tem lugar às 14h30, no Pavilhão Desportivo do campus de Gualtar, em Braga.
Da parte da manhã realiza-se a apresentação das 11 Escolas e Institutos da UMinho pelos seus responsáveis. Segue-se o almoço na cantina de Gualtar para os novos estudantes do 1º ciclo e mestrado integrado (regime normal) na presença da equipa reitoral, dos presidentes e vice-presidentes das unidades orgânicas de ensino e investigação e dos diretores de cursos.
A partir das 14h30, o programa centra-se no Pavilhão Desportivo, com a sessão de boas-vindas presidida pelo reitor. Além dos discursos, são apresentados vídeos sobre a academia e atuam o Coro Académico da UMinho, a Tuna Universitária do Minho e os Bomboémia.
Esta sessão repete-se das 18h30 às 20h00 para os novos alunos dos cursos em regime pós-laboral, no anfiteatro A1, seguindo-se um jantar de convívio na cantina. Pelas 21h30, na Praça dos Peões, junto ao campus de Gualtar, realiza-se um sarau com grupos culturais da UMinho.
“Entrar na melhor academia do país”
A Associação Académica da UMinho (AAUM) está a participar no programa de acolhimento, com dinâmicas de educação não formal, monitorizadas por alunos da “casa”. Entre as atividades previstas há visitas aos centros históricos de Braga e Guimarães, dádivas de sangue, serenatas, arraial ibero-americano e concertos.
A UMinho é a universidade com maior crescimento na taxa de colocação de novos alunos do país e deixa apenas 44 vagas para a segunda fase de candidaturas. As informações sobre inscrições, calendários, impressos, propinas e outros detalhes estão disponíveis em alunos.uminho.pt.
LM (CP 8078)