‘Um Bracarense, um Bombeiro. Um Bracarense, um Herói’. O apelo à comunidade para ajudar aos Bombeiros Voluntários de Braga (BVB) foi lançado esta segunda-feira por Altino Bessa, vereador do município, durante a sessão de lançamento da nova campanha de angariação de sócios da instituição, que decorreu no Quartel dos BVB.
De acordo com Altino Bessa, a solidariedade para com os ‘Voluntários’, que é expressa por palavras, homenagens ou manifestações nas redes sociais, deve ser materializada numa “contribuição efectiva e palpável” que permita aos BVB ter a sustentabilidade que necessitam para prestar o melhor serviço possível à população.
“Quando esta direcção tomou posse, a instituição tinha apenas cerca de 150 sócios. Actualmente, já são mais de 1500 os associados dos BVB, mas ainda estamos bastante longe do que consideramos ser um número significativo para uma instituição como esta importância e para um concelho como Braga”, afirmou, notando, a título de exemplo, que a corporação de Barcelinhos tem 30 mil associados.
Como sublinhou o vereador, efectivar a solidariedade tem o custo simbólico de um euro por mês. O desafio é que cada bracarense “faça parte” deste corpo de bombeiros. “É impossível que uma instituição como esta viva sem os recursos financeiros adequados. Chegou a hora de os bracarenses se tornarem os heróis e para isso basta tornarem-se sócios dos BVB”, disse.
Saneamento das contas
Já o capitão António Ferreira, presidente dos Bombeiros Voluntários de Braga, reafirmou que esta direcção tem um programa que assenta em dois pilares: o saneamento das contas da instituição e a angariação de sócios.
“As duas prioridades estão unidas. Sabemos que o grande lucro que a associação pode ter terá de vir dos seus associados e contamos com todos para dar a volta às dificuldades e continuarmos a cumprir a nossa missão”, realçou.
Recorde-se que todos os membros do actual executivo municipal já aderiram à campanha de angariação de sócios para a associação dos Bombeiros Voluntários de Braga. Os interessados em contribuir podem fazê-lo apenas entrando em contacto telefónico (253 200 430/1) com a corporação e, posteriormente, receberão em sua casa a referência para o pagamento das cotas anuais, que poderão efectuar em qualquer caixa multibanco.