Arranca esta quarta-feira a terceira edição da Braga Barroca, com um intenso programa de mais de 80 horas de programação centradas no período barroco.
Esta quarta.feira, a partir das 09h30, no Convento do Pópulo, realiza-se a ‘Tons de Azul’, uma oficina pedagógica que visa explorar os azulejos do Convento do Pópulo, datados do século XVIII. A oficina termina com um concerto de música barroca, da responsabilidade do Conservatório Bonfim. A actividade é dirigida aos alunos do 1.º ciclo do ensino básico e sujeita a inscrição.
Às 11 horas, no Largo do Paço, há ‘Leituras Poéticas à Época’ dinamizadas pela Biblioteca Lúcio Craveiro. Com sessões às 11h30 e às 16h00, “A Elegância da Vida Palaciana no Período Barroco”, é uma visita encenada no Museu dos Biscainhos realizada pelo Colégio Luso Internacional de Braga, e que está sujeita a inscrição.
No Largo do Paço, pelas 14 horas, ‘O Arauto Anuncia as Novas do Reino’ pela Companhia Viv’Arte.
Às 14h30, também no Largo do Paço, decorre a ‘A Música no Barroco’, um concerto didáctico de música da época pelo Departamento de Música da UMinho, seguido de uma sessão de história da música, com destaque para instrumentos como o cravo e o violino. Nesta oficina os participantes são também convidados a conhecer a fonte, a ala sul do edifício e os magníficos painéis de azulejo, bem como outros elementos arquitectónicos do período barroco. Esta actividade destina-se a alunos do 1.º e 2.º ciclo do ensino básico e está sujeita a inscrição.
Entre as 14h30 e as 19 horas, no Largo do Paço, realiza-se uma mostra de doçaria conventual, licores e iguarias setecentistas.
Às 21 horas na Igreja da Penha, terá lugar uma representação de quadros vivos ‘Anjos Iluminados’, interpretados pelo Tin.Bra, seguido da sessão de história local ‘Braga no Itinerário do Barroco Português’, orientada por Assunção Lemos e integrada no projecto ‘À Descoberta de Braga’.
Condicionamentos de trânsito
A realização do evento obriga às seguintes restrições de circulação e estacionamento de veículos em diversas artérias da cidade:
– Trânsito proibido na Rua do Raio e Rua de S. Lázaro, entre a Avenida da Liberdade e o Palácio do Raio, das 12h00 do dia 24 às 00h00 do dia 25 de Setembro.
– Estacionamento proibido na Rua do Raio entre a Avenida da Liberdade e o Palácio do Raio, entre as 20h00 do dia 23 e as 00h00 do dia 25 de Setembro.
– Trânsito proibido na Rua do Raio, entre o Largo da Senhora-a-Branca e a Avenida da Liberdade, entre as 21h00 do dia 24 e as 00h30 do dia 25 de Setembro.