São 30 os projectos que passaram à segunda fase do Orçamento Participativo (OP) do município de Braga para 2017. Neste período de votação, que decorre até 30 de Setembro, podem ser escolhidos dois projectos, cujos resultados são apresentados publicamente no dia 10 de Outubro.
Esta edição do OP foi a que registou o maior número de votantes, com 10.837 (7.117 na edição anterior), a escolherem o destino a dar aos 750 mil euros que o Município de Braga alocou para esta iniciativa, sendo que parte desta verba, 100 mil euros, destina-se ao Orçamento Participativo Escolar.
Das 103 propostas apresentadas, 67 deram lugar a projectos levados à primeira fase de votação, passando 30 para a fase seguinte, abrangendo diversas áreas de intervenção Municipal. Ecologia, ambiente e energia; turismo, comércio e promoção económica; equipamentos e espaços públicos; cultura e património; solidariedade e coesão social; e trânsito, mobilidade, acessibilidades e segurança rodoviária, são as áreas que agregam, cada uma, cinco projectos para intervenção em diversas freguesias do concelho.
Os 30 projectos em votação podem ser consultados no portal do OP em participe.cm-braga.pt. O regulamento permite que aqueles que não se inscreveram na primeira fase de votação podem fazê-lo até 29 de Setembro, também no portal, e assim votar nesta segunda fase.