A Escola Profissional Amar Terra Verde (EPATV) festeja, esta terça-feira, o seu 23.º aniversário, num dia de “alegria”, “satisfação” e “muito orgulho pelo trabalho desenvolvido”. Em dia de aniversário, a instituição assinou um protocolo de geminação com a Escola Profissional da Ilha de Moçambique, que pode ser replicado pela Câmara de Vila Verde com aquela cidade insular moçambicana.
A EPATV é, afirma o director-geral da instituição, João Luís Nogueira “um projecto que em boa hora as câmaras municipais de Amares, Terras de Bouro e Vila Verde fundaram. A escola tem tido a capacidade de acrescentar mais e melhor educação, mais e melhor solidariedade e mais e melhores parcerias», realça.
Já quanto ao protocolo de geminação entre a Escola Profissional Amar Terra Verde (EPATV) e a Escola Profissional da Ilha de Moçambique é visto pelas duas partes como uma janela de oportunidades para a formação escolar e para estreitar os laços da lusofonia.
O protocolo vai permitir, por exemplo, que alunos da Ilha possam frequentar a EPATV através de bolsas de estudo e também o intercâmbio de experiências entre as duas instituições, numa lógica de aprendizagem contínua, de diversidade e de parceria.
Em aberto está também a possibilidade de os alunos da Ilha de Moçambique frequentarem o ensino superior, através do Instituto Superior do Alto Ave (ISAVE), agora integrado no Grupo Amar Terra Verde.
“Nós somos do tamanho das parcerias que temos e hoje estamos a celebrar parcerias além-fronteiras”, referiu João Luís Nogueira, esperando que este protocolo “seja um exemplo de cidadania” e que contribua também para que os alunos da EPATV “desenvolvam empreendedorismo” em Moçambique.
Para o director da Escola Profissional da Ilha, Eugénio Júlio, este protocolo representa “uma grande oportunidade” para ajudar à formação e ao desenvolvimento daquela cidade moçambicana.
“Vamos todos envolver-nos neste processo para que os objectivos do memorando sejam cumpridos. A Escola Profissional da Ilha de Moçambique precisa deste protocolo”, frisou.
A celebração do protocolo foi testemunhada pelo vice-presidente da Fundação Portugal-África, Francisco Carvalho Guerra, pelo administrador do distrito da Ilha de Moçambique, Luciano Augusto, pelo presidente do Conselho Municipal da Cidade da Ilha de Moçambique, Saíde Amur Gimba, e pelo autarca vilaverdense António Vilela.
Protocolo entre autarquia e a Ilha na agenda
A Câmara Municipal de Vila Verde e o Conselho Municipal da Cidade da Ilha de Moçambique estão a preparar um protocolo de geminação, depois de as duas escolas profissionais terem dado “o primeiro passo”, segundo o autarca António Vilela, no sentido da cooperação entre os dois territórios.
Para Vilela, o protocolo hoje assinado entre as duas instituições de ensino “é uma oportunidade que deve ser aproveitada”, porque será “benéfico” para as duas partes.
“É um protocolo que reflecte um trabalho de longa data que a EPATV tem vindo a fazer e que lhe permite conquistar crédito na área do ensino profissional”, realçou.
Comemorações
O dia abriu com uma caminhada solidária em favor dos Bombeiros Voluntários de Vila Verde, “numa merecida homenagem a uma grande instituição do concelho que se dedica a ajudar o próximo”, de acordo com João Luís Nogueira, numa iniciativa que contou também com a parceria da Escola Secundária.
“Aproveitámos este momento para homenagear os bombeiros, que todos os anos são assolados com Verões quentes e mãos criminosas. Quisemos também que eles fossem olhados como exemplos pelos nossos alunos”, explicou, anunciando um jantar de solidariedade, também em favor dos Bombeiros, no dia 21 de Outubro.
Para o presidente dos Bombeiros, Carlos Braga, este foi um “ano incrível”, com diversas ocorrências a que os ‘soldados da paz’ vilaverdenses tiveram que fazer frente.
Aos ‘parabéns’ e ao corte do bolo, seguiu-se a abertura da I Expotécnica, uma mostra de ideias e projectos que pretende divulgar os trabalhos resultantes das Provas de Aptidão Profissional dos alunos finalistas da EPATV no ano lectivo anterior.
Ao todo, no Salão Nobre da Biblioteca Municipal, estão expostos 24 trabalhos, sendo que a execução de alguns deles resulta de parcerias encetadas com entidades locais e nacionais, numa perspectiva de aproximação do contexto escolar ao contexto escolar de cada área.
Ricardo Reis Costa (TP 2298)