Explorar e conhecer os múltiplos encantos de Braga em família é o propósito do roteiro infanto-juvenil desenvolvido pela autarquia bracarense e que contou com a colaboração da Universidade do Minho e das crianças do Colégio Teresiano de Braga.
Os utilizadores podem recorrer às novas tecnologias para utilizar este roteiro, uma vez que disponibiliza o acesso à realidade aumentada na versão em Português e a possibilidade de utilização em formato mobile com ‘Street View’ na língua francesa e inglesa, através da utilização de ‘QR Codes’.
“Este guia é um instrumento muito interessante para quem quiser desfrutar em família dos recursos turísticos de Braga e com a possibilidade de o fazer através da interacção com meios tecnológicos”, referiu Ricardo Rio, que decorreu esta terça-feira, assinalando o Dia Mundial do Turismo.
“Este projecto que vem qualificar a oferta turística teve a capacidade de juntar diversos parceiros” e, num ano em que a Organização Mundial do Turismo se debruça sobre as questões da acessibilidade, referiu o presidente da Câmara.
Este roteiro vem responder a esse desafio, uma vez que pode servir invisuais e potenciar o acesso às famílias para que, de uma forma pedagógica e lúdica, possam ter contacto com os diversos recursos turísticos da Cidade”, sublinhou Ricardo Rio.
O roteiro apresenta cerca de 20 locais ou monumentos mais emblemáticos da cidade, disponibilizando toda a informação numa linguagem acessível ao público-alvo. Crianças do Colégio Teresiano desenvolveram a plataforma com a colaboração do Instituto de Letras e Ciências Humanas e do Instituto de Educação da Universidade do Minho, e dão voz às narrações dos vídeos disponibilizados através de ‘QR Codes’ com as descrições dos monumentos e outras referências da Cidade.
O roteiro juvenil pode ser obtido gratuitamente no Posto de Turismo de Braga ou online no site do Município. Em Braga as comemorações do Dia Mundial do Turismo prolongam-se até à próxima quinta-feira, com a degustação de produtos regionais no Posto de Turismo.