A Unidade Local de Braga da Autoridade para as Condições do Trabalho (ACT) foi convidada a integrar o Conselho Económico e Social de Braga. O convite de Ricardo Rio surgiu na sequência da comemoração dos 81 anos da presença em Braga e o centenário da inspecção de trabalho portuguesa.
“Pelo valor institucional que reconhecemos e pela importância e premência que atribuímos à concretização dos objectivos a que se propõe, consideramos que a ACT tem um papel fundamental a desempenhar neste órgão”, afirmou o presidente da edilidade bracarense, falando num seminário comemorativo da presença daquela entidade na cidade.
Segundo Rio, a autarquia tem encontrado na ACT uma instituição parceira em diversos momentos e projectos. “Este é um momento de regozijo devido à relação de proximidade que temos mantido e que permite que o trabalho da ACT no concelho seja o mais profícuo e efectivo possível”, afirmou.
Se a promoção do emprego é uma prioridade para executivo municipal, é também “essencial garantir que estão asseguradas as condições de trabalho dignas para os trabalhadores”, justificou o autarca.
“Temos contado com uma colaboração extraordinária da ACT nesse domínio, que tem acompanhado os processos e nos permite ter tranquilidade no que se refere à forma como estes estão a ser conduzidos. Queremos que mais emprego seja também sinónimo de melhor emprego”, referiu.
Este seminário integra-se num vasto e diversificado conjunto de iniciativas evocativas dos 100 anos de existência da Inspecção do Trabalho, instituição criada no âmbito do Ministério do Trabalho e Previdência Social a 16 de Março de 1916. Estas iniciativas desenrolam-se até Março de 2017 e visam celebrar a efeméride e promover a discussão sobre os actuais desafios colocados à instituição e suas perspectivas de desenvolvimento futuro.
FG (CP 1200)