O Campo da Vinha recebe entre esta quinta-feira e domingo a Semana do Mundo Rural. Esta terceira edição apresenta um novo formato e aposta na descentralização de algumas actividades, levando a “festa do mundo rural” a vários pontos do concelho.
Concertos, palestras, showcooking, entre outras actividades, fazem parte do programa desenvolvido pelo pelouro do Ambiente e Desenvolvimento Rural em parceira com a Associação de Artesãos do Minho, esta edição apresenta um novo formato e aposta na descentralização de algumas actividades, levando a “festa do mundo rural” a vários pontos do Concelho.
“Pretendemos dar enfase às tradições rurais e à valorização deste sector no concelho de Braga. Para tal temos um programa bastante rico, diversificado e representativo do mundo rural, onde estarão expostas tradições antigas como a desfolhada, a vindima ou a confecção do pão à moda antiga”, refere Altino Bessa.
Neste certame, explica o vereador, realiza-se uma feira com produtos típicos da região, mas também produtos gourmet e biológicos, havendo lugar ainda para a gastronomia através de uma praça de alimentação.
“Aqui pretendemos dar ao público a oportunidade de saborear os típicos pratos minhotos que podem ser degustados ao som da música tradicional”, sublinhou Altino Bessa, acrescentando que o objectivo é “proporcionar um convívio directo entre o público urbano e o público das freguesias mais rurais”.
O certame regista um crescimento significativo em relação aos anos transactos, uma vez que conta com 50 stands onde são expostos produtos regionais, legumes, sectores industriais e institucionais ligados à agricultura, exploração e defesa da floresta. No espaço há uma área dedicada à Quinta Pedagógica, com a presença de animais vivos e passeios de charrete pela cidade.
Desfolhada no Mosteiro de Tibães
O certame abre ao público esta quinta-feira, pelas 10 horas e ao longo do dia realizam-se várias actividades, entra as quais a apresentação do projecto ‘Do Grão ao Pão’. Mais tarde, pelas 21 horas, no auditório Associação Comercial de Braga (ACB), decorre uma palestra sobre o ano internacional das leguminosas, seguindo-se o concerto do grupo Raízes do Cávado. O dia termina com o concerto de Luís Muxima e Zeca Torres, pelas 22h30.
Na sexta-feira, pela manhã, o destaque vai para uma desfolhada com crianças e idosos, seguindo-se da actuação do Grupo de Cavaquinhos no centro histórico. Às 21 horas, acontece a palestra ‘como viver numa casa mais saudável’, no auditório da ACB, e depois a actuação do Grupo Canto D’Aqui. A noite termina com a actuação do músico bracarense Hugo Torres, pelas 23h30.
No sábado, além de diversas actividades ao longo do dia, o destaque vai para uma desfolhada no Mosteiro de Tibães, para uma palestra que tem lugar em Este S. Pedro, designada ‘Em defesa da Floresta’ e para a primeira corrida de carrinhos de rolamentos que vão descer o Monte Picoto.
Em termos musicais, o dia de Sábado reserva a actuação de vários ranchos folclóricos do concelho, seguindo-se os concertos do Quinteto Daniel Cristo, pelas 21h30, Tó Fernando, às 22h30 e Boca do Povo, pelas 23h30.
No domingo, último dia do evento, tem lugar um dos momentos mais esperados com a realização do cortejo etnográfico com a presença de 34 freguesias/união de freguesias do concelho.
“As freguesias foram desafiadas a apresentar as suas tradições. Com este momento, pretendemos revelar aos bracarenses os costumes, as crenças e as tradições de cada comunidade, que são transmitidas de geração em geração e que permitem a continuidade de uma determinada cultura”, diz Altino Bessa, adiantando que esta edição conta com uma competição saudável entre freguesias para o carro que estiver melhor decorado, sendo que a atribuição dos prémios estará a cargo de um júri constituído por presidentes de Junta.
FG (CP 1200)