O Parque de Exposições recebe entre esta sexta-feira e domingo, o Braga BRInCKa da Lego, apresentado como “o maior evento ibério” de construção com as pequenas peças plásticas da marca dinamarquesa.
“Este é um certame para ser visitado em família e que ultrapassa as fronteiras nacionais atraindo público de todo o país, mas também do Norte de Espanha, nomeadamente da Galiza”, refere Humberto Carlos.
O administrador da InvestBraga, lembrado que a edição de 2014 foi visitada por cerca de 30 mil pessoas, espera com esta edição “dar continuidade a esse trabalho, de forma a afirmar cada vez mais esta iniciativa no calendário de eventos de Braga”.
Segundo Humberto Carlos, o Braga BRInCKa, “tem um enorme impacto na economia local, uma vez que o público que se desloca a Braga acaba por contribui para a dinamização de vários sectores, como o da hotelaria, restauração e restante comércio”.
O evento, reconhecido e apoiado pelo Grupo Lego, em Portugal, é organizado pela InvestBraga em parceria com a PLUG (Associação Portuguesa de Utilizadores de Lego), e gera grande entusiasmo nos aficionados de peças da marca nórdica.
Star Wars e Europeu de Futebol
No total, serão mais de cinco milhões de peças Lego a dar forma às mais diversas construções que despertam o fascínio do público. Neste evento podem ser vistos dioramas e construções alusivas aos mais diversos temas do imaginário das crianças e adultos, como por exemplo: uma mega cidade com mais de 60 m2 plena de acção, edifícios e arranha-céus, comboios em movimento, entre outros. Para sábado e domingo, a organização reservou uma surpresa para os amantes da saga Star Wars.
Há ainda várias experiências interactivas com o público como as demonstrações de robots, máquinas e viaturas controladas remotamente, playzones com milhares de peças à disposição das crianças que nelas se podem divertir fazendo as suas próprias construções.
Outra das atracções prende-se com a construção de um mosaico gigante alusivo ao título europeu de futebol alcançado por Portugal com cerca de 100 mil peças, que vai ser construído ao longo da exposição pela mão dos próprios visitantes.
Como forma de captar público de toda a região, a organização encetou uma parceria com a CP – Comboios de Portugal, que disponibiliza viagens de ida e volta a 2 euros nos comboios urbanos do Porto e nos suburbanos das linhas de Aveiro, Braga, Guimarães, Vale do Sousa e Tâmega.
O evento abre esta sexta-feira, com as escolas a terem a exclusividade das 10 às 17 horas. A abertura ao público em geral está marcada para as 17 horas, mantendo as portas abertas até às 23 horas. No sábado, o horário é das 10 às 23 horas e no domingo, último dia do evento abre às 10 e encerra pelas 19 horas.
Os bilhetes podem ser adquiridos online na Ticketline e nas lojas aderentes, ou na bilheteira do PEB. As crianças com idade até quatro anos têm entrada livre, desde que acompanhadas por um adulto. Os preços variam entre os 1,50 euros, para os visitantes com idades a partir dos quatro e até aos dez anos, e os 3 euros para os adultos e maiores de dez anos. Existe ainda um pack família para dois adultos e duas crianças (dos 4 aos 10 anos) com o custo de 7,50 euros, e outro pack para quatro pessoas para dois adultos e dois jovens (com mais de 10 anos) a 9,50 euros.
FG (CP 1200)