Braga recebe este sábado a Copa Ibero-Americana de Karaté onde estão presentes alguns dos melhores atletas mundiais da modalidade de 10 países, entre eles vários campeões do Mundo.
“Nos últimos anos Braga tem tido um incremento desportivo muito acentuado e o karaté é das modalidades que mais cresceu quer em termos de eventos realizados, quer em número de praticantes”, referiu Sameiro Araújo, vereadora do Desporto e Juventude do de Braga, na apresentação da ‘copa’.
Numa altura em que o karaté vive efusivamente a inclusão no programa Olímpico de Tóquio 2020, este evento assume-se de” grande importância” para o seleccionador nacional da modalidade.
Segundo Joaquim Gonçalves, a Copa Ibero-Americana irá atingir “um nível de excelência, muito por fruto da qualidade e características dos atletas que vão competir”.
Centro de treinos
O seleccionador sublinhou que sábado está em Braga a “elite do karaté mundial” e, uma vez que o Campeonato do Mundo da modalidade decorre no final do mês, na Áustria, algumas selecções vão permanecer na cidade até 23 de Outubro onde farão a sua preparação para a competição aqui em Braga.
Nesse sentido, adianta Joaquim Gonçalves, foi criado um centro de treino em parceria com a Câmara, com a Universidade e com alguns ginásios da cidade, “de forma a dar todas as condições para que estes atletas possam prosseguir com os treinos”,
Esta Copa Ibero-Americana de Karaté conta com a presença de 105 atletas do escalão absoluto oriundos de Portugal, Espanha, Andorra, Nicarágua, El Salvador, Chile, Colômbia, Costa Rica, República Dominicana e Equador. Marrocos também marca presença como país convidado, fruto das fortes ligações com países do espaço Ibero-Americano e do nível de excelência dos seus praticantes, que são uma referência a nível mundial.
A iniciativa, que decorre no âmbito da Capital Ibero-Americana da Juventude (CIAJ), é organizada pelo município em colaboração com a Federação Nacional de Karaté, a Universidade do Minho e a Associação Wado Internacional Karaté Portugal.
FG (CP 1200)