“Foram conseguidos resultados extraordinários”. A afirmação é Luís Macedo que esta segunda-feira apresentou no Centro de Educação Ambiental de Esposende os resultados da II Edição do projecto Aqua Cávado. Promovido pela Comunidade Intermunicipal do Cávado (CIM Cávado) este projecto tem como objectivo estimular a preservação do rio a pensar no desenvolvimento económico e social da região.
“Foram conseguidos resultados extraordinários. Tratando-se de um projecto que quase não tem orçamento, e que depende do voluntarismo das várias instituições envolvidas, este é um projecto que merece ser extrapolado para outras vertentes relacionadas com o tema, pretendendo-se agora dar um toque de criatividade, trazendo também a vertente criativa ao tema da água”, afirmou Luís Macedo, secretário executivo da CIM Cávado.
Aquele organismo intermunicipal, contextualizou Macedo, tem desenvolvido diversos projectos que visam a promoção da valorização e desenvolvimento estratégico dos rios Cávado e Homem, alguns dos quais têm carácter infraestrutural, como seja a Rede de Praias do Cávado e Homem, ou a Ecovia do Cávado e Homem, e outros com carácter mais imaterial e orientados para a informação e a sensibilização da população.
Falando em representação da CIM Cávado e da Agência de Energia do Cávado, o secretário executivo destas entidades sublinha o carácter de “voluntariado” que domina este projecto e que, ainda assim, consegue chegar a “gente de todas as idades”, através de um rio que une os seis concelhos.
Recorde-se que o projecto Aqua Cávado é um projecto orientado para a sensibilização da população e instituições locais, para a preservação dos rios, e para a importância da água no contexto dos recursos hídricos da região.
No ‘Aqua Cávado’ participaram mais de 1400 pessoas, entre técnicos, responsáveis municipais, escolas e crianças. Das 26 acções realizadas, foram alcançadas 737 pessoas, às quais se somam mais 650 crianças e 47 técnicos municipais. No total, estiveram envolvidas 15 escolas.
Este ano, entre 22 de Março (Dia Mundial da Água) foram realizadas 9 palestras, 1 seminário, 3 workshops, 9 actividades com as escolas, 3 eventos desportivos e 1 concurso de fotografia.
Terras de Bouro e Amares presentes
No encerramento estiveram presentes os parceiros directos deste projecto, nomeadamente os municípios do Cávado, representados pelo presidente da Câmara Municipal de Terras de Bouro, Joaquim Cracel, e os vice-presidentes dos municípios de Amares, Isidro Araújo e de Esposende, Maranhão Peixoto.
Marcaram igualmente presença a directora do Mosteiro de Tibães, Maria de Lurdes Rufino, as empresas municipais Esposende Ambiente, representada por Alexandra Roeger e a Agere, representado pelo administrador Rui Morais.