Os consumidores vão começar a receber nos pontos de venda informação sobre os benefícios do consumo de leite, quer através de imagens ou sons nas lojas, quer através dos ‘sites’ ou nos folhetos promocionais das marcas.
A campanha de esclarecimento foi anunciada esta terça-feira no Ministério da Agricultura, numa iniciativa que juntou toda a fileira do leite, desde os produtores até à distribuição, e os profissionais de saúde, representados na Direcção-Geral de Saúde e na Associação Portuguesa de Nutricionistas (APN), que disponibiliza um livro electrónico sobre o leite no seu ‘site’ e que pode ser gratuitamente descarregado.
“É a primeira vez que os parceiros se juntam e vêm ao ministério apresentar uma iniciativa tão importante para a saúde e economia agrícola”, disse o ministro da Agricultura, Capoulas Santos, à margem da cerimónia, congratulando-se pelos “esforços conjuntos” para chamarem a atenção para as boas qualidades do leite.
O governante disse que “nos últimos meses ou anos, o sector do leite “tem sido alvo de sucessivas campanhas de destruição da imagem”, o que tem consequências económicas e na “boa alimentação” dos consumidores.
A directora-geral da Associação Portuguesa de Empresas de Distribuição (APED), Ana Isabel Trigo Morais, explicou ainda que o objectivo da campanha é o de levar a mensagem do benefício do consumo de leite a todos os pontos de venda do país e “transformar” o comportamento do consumidor, ajudando a fileira do leite.
Helena Real, da Associação Portuguesa de Nutricionistas (APN), defendeu que o leite é um alimento com muitas proteínas de alto valor biológico e vitaminas, sendo um alimento muito saudável, mas não indispensável.
“Quando escolhemos um leite devemos olhar para o rótulo e ver as suas propriedades”, explicou, defendendo ainda a importância de saber ler se o leite é nacional, para preservar a economia nacional, e se é oriundo de uma produção sustentável, mais benéfico em termos ambientais.
Quanto à existência de antibióticos no leite, respondeu: “É importante perceber que a legislação é cumprida e todo o leite comercializado passou por testes e análises que fazem com que o consumidor possa estar tranquilo”, afirmou Helena Real.
As associações que representam o sector leiteiro e a distribuição apresentaram esta terça-feira ao ministro da Agricultura um projecto de compromisso de colaboração para o esclarecimento e divulgação dos benefícios da ingestão de leite e produtos lácteos face às sucessivas quebras nas vendas.
Fonte: Lifestyle