‘Seja mais rápido que o AVC’ é o mote da corrida e caminhada de sensibilização para o Acidente Vascular Cerebral (AVC) que se realiza no próximo dia 30, pelas 10 horas, com partida da avenida Central. O AVC é a principal causa de morte e incapacidade em Portugal e um grave problema de saúde pública nos países desenvolvidos.
Anualmente, o Hospital de Braga recebe cerca de 700 casos de AVC, 600 dos quais através da Via Verde AVC (sistema de encaminhamento que permite um tratamento mais rápido e eficaz). Nos casos tratados pelo Hospital de Braga existe maior prevalência na faixa etária entre os 45 e os 65 anos, cujos principais factores de risco são o tabagismo, a tensão arterial, a obesidade e o colesterol. A faixa etária acima dos 75 anos tem também grande prevalência, sobretudo no sexo feminino, e a maior causa de risco é a arritmia cardíaca.
“Esta iniciativa tem como principal objectivo alertar toda a população para a problemática e perigos do AVC, ao mesmo tempo que pretende sensibilizar para a prevenção através da adopção de um estilo de vida saudável e prática regular de actividade física”, refere a vereadora do Desporto e da Saúde.
Sameiro Araújo explica, que as instituições envolvidas na ‘Corrida & Caminhada Vital Contra o AVC’ já realizavam iniciativas individuais todas com o mesmo propósito. Assim, “por questões logísticas, não fazia sentido que, num curto espaço de tempo, existissem várias actividades direccionadas para o mesmo objectivo. Congregamos esforços e acredito que podemos chegar a um maior número de participantes”, sublinhou a autarca.
A corrida tem um percurso de 9km e a caminhada de 3km, tendo ambas como ponto de partida e chegada a avenida Central. No local decorre também um rastreio para detectar factores de risco vascular.
A ‘Corrida & Caminhada Vital Contra o AVC’ congrega esforços de várias instituições, nomeadamente do município de Braga, o Hospital de Braga, a Sociedade Portuguesa do Acidente Vascular Cerebral e o Núcleo de Estudantes de Medicina da Universidade do Minho (NEMUM), e das parcerias do Comando Distrital de Braga da Polícia de Segurança Pública, Regimento de Cavalaria 6, Associação de Atletismo de Braga, INATEL – Agência de Braga, Agrupamento de Escuteiros 660 de Montariol e Delegação de Braga da Cruz Vermelha Portuguesa.
As inscrições podem ser feitas online, em www.hospitaldebraga.pt, até ao dia 26 e tem o valor simbólico de dois euros.
FG (CP 1200)