O CLIB – Colégio Luso-Internacional de Braga – organizou pela nona vez, em Braga, o BRAMUN (The Braga Model United Nations), uma simulação de Assembleia Geral das Nações Unidas que contou com a participação de outras escolas internacionais, igualmente com grande experiência nesta actividade tão popular no ensino secundário internacional.
Inserida na programação da BRAGA’16 – Capital Ibero-americana da Juventude, esta 9.ª edição do BRAMUN, apoiada pela Câmara Municipal de Braga, contou com cerca de 160 os alunos que, durante dois dias e respeitando as formalidades e as regras das assembleias da ONU debatem, em inglês, a língua oficial das Nações Unidas, três temas da actualidade internacional e, muito em particular, as temáticas da cena política, económica e social da América Latina.
Esta sexta-feira, na Aula Magna da Universidade Católica, a abertura da sessão esteve a cargo de Eva Sousa, representante do município de Braga. Na qualidade de palestrante convidado, e fazendo a abertura da Assembleia Geral, esteve Filipe Domingues, secretário-geral do IPDAL – Instituto para a Promoção e Desenvolvimento da América Latina, que abordou os temas em análise, lançando o mote para o debate.
Com os alunos como delegados, representando um total de 143 países, participam também neste evento, para além do Colégio Luso-internacional de Braga, o Colégio Luso-internacional do Porto e a Oeiras International School.
O Modelo das Nações Unidas é uma actividade do ensino secundário que tem lugar um pouco por todo o mundo, baseando-se na simulação da assembleia-geral das Nações Unidas. Em todas as conferências são discutidos pelo menos três tópicos e cada aluno representa um país.
Significa isto que os ‘delegados’ têm de fazer pesquisa nesses tópicos, tornarem-se especialistas nas posições dos seus países em relação a esses assuntos e, consequentemente, apresentar possíveis cláusulas e emendas de modo a serem incluídas na resolução final. Todas as cláusulas são debatidas, o que significa que os delegados discursam a favor e contra os diferentes textos, levando isto a um intenso debate e a acesas mas diplomáticas discussões.