Chuck Berry -Charles Edward Anderson Berry-, considerado um dos pioneiros do rock & rol, nascido em St. Louis, Estados Unidos, completa esta terça-feira 90 anos.
A revista norte-americana Rolling Stone não poupa os elogios ao cantor, guitarrista e compositor. Chuck Berry foi eleito pela revista o quinto maior artista de sempre e o sétimo melhor guitarrista do mundo.
Influenciado por Nat King Cole, Louis Jordan, Muddy Waters e Bill Haley, veio do country para o rock e fez as primeiras gravações em 1955, com ‘Maybellene’.
Ao longo da carreira, criou dezenas de sucessos como ‘Roll Over Beethoven’, ‘Sweet Little Sixteen’, ‘Route 66’, ‘Memphis, Tennessee’, ‘Johnny B. Goode’, ‘Nadine’, entre outras.
Usou e abusou do palco, para se mostrar num virtuoso da guitarra eléctrica. A sua música influenciou e inspirou vários músicos e bandas, como The Beatles, Animals, Rolling Stones. Aliás, Keith Richards chegou a admitir um dia: “copiei todos os acordes que ele já tocou”.
Chuck Berry ainda anda por St. Louis. A folha de cadastro tem condenações por assalto, violação de menores e fuga ao fisco. Mas são poucas as pessoas vivas que podem dizer que tem uma música no espaço.
‘Johnny B. Goode’ é uma das músicas gravadas no disco dourado que viaja a bordo da sonda Voyager.
FG (CP 1200) com TSF