‘Braga: Cidade dos Arcebispos” é o tema da sessão sobre a história bracarense que se realiza esta sexta-feira, pelas 21h30, na Biblioteca Lúcio Craveiro da Silva. Integrada no programa ‘À Descoberta de Braga’, a iniciativa tem como orientador o cónego José Paulo Abreu.
O conhecido epíteto que classifica Braga como ‘Cidade dos Arcebispos’ deve-se ao facto dos detentores deste título eclesiástico terem sido senhores da cidade durante quase sete séculos.
A iniciativa prossegue no sábado, às 10 horas, com a visita guiada à Galeria dos Arcebispos, situada no antigo edifício da Cúria, nos jardins do paço Arquiepiscopal, com entrada pela rua D. Manuel Vieira de Matos (transversal da rua Santa Margarida).
Esta galeria expõe 142 telas com os retratos de todos os prelados da Igreja de Braga. Partindo de S. Pedro de Rates e outros bispos, percorrem-se os protagonistas da história da cidade, entre os quais se conta S. Martinho de Dume, D. Paio Mendes, D. Diogo de Sousa, D. Frei Bartolomeu dos Mártires ou D. Rodrigo de Moura Telles.
As inscrições, limitadas a 50 participantes, devem ser feitas através do e-mail cultura@cm-braga.pt. Caso haja excesso de inscrições serão organizados vários turnos de visitas.