No Dia Mundial do Turismo, em Liubliana, Capital Verde Europeia 2016, foi anunciada a nomeação do Parque Nacional da Peneda-Gerês para o ‘Sustainable Destinations TOP 100’.
O Parque Nacional passa a assim a ser distinguido como um 100 destinos turísticos mais sustentáveis do mundo. A iniciativa ‘TOP100’, lançada pela segunda vez em 2016, visa reconhecer os esforços de um turismo responsável e de iniciativas turísticas sustentáveis, em benefício das comunidades locais, visitantes e ambiente.
As candidaturas ao galardão foram avaliadas em função de 15 critérios, relativamente aos quais os candidatos tiveram de apresentar extensa informação e demonstrar que reuniam todas as condições necessárias: política de turismo sustentável, protecção da natureza, conservação do património cultural, envolvimento das comunidades locais e promoção de produtos locais, são alguns exemplos desses critérios.
Pela sua política alargada de turismo sustentável enquanto Reserva da Biosfera Transfronteiriça Gerês-Xurés, pela sua participação na Carta Europeia de Turismo Sustentável e pelo seu esforço na regulação da visitação e no desenvolvimento de um turismo de natureza de qualidade, o Parque Nacional da Peneda-Gerês foi seleccionado de entre as muitas candidaturas apresentadas.
O ‘Sustainable Destinations TOP 100’ é mais um reconhecimento internacional atribuído a esta área protegida e ao trabalho desenvolvido em prol deste mesmo território.