A Câmara Municipal de Vila Verde assinalou, esta segunda-feira, a abertura e a entrada em funcionamento da Casa do Conhecimento, “uma nova estrutura fundamental para o crescimento e desenvolvimento do concelho”, segundo o autarca António Vilela.
Nesta primeira fase, o espaço tem já programas diversas visitas por parte das crianças do pré-escolar e do 1.º ciclo do concelho. “Esperamos a presença de três mil alunos até ao final do ano”, disse o presidente da Câmara.
Segundo António Vilela, “este é um edifício que está de portas abertas para a investigação, para quem quiser desenvolver projectos, que vai disponibilizar tecnologias de forma gratuita para que aqui se possam desenvolver projectos associados às novas tecnologias”.
O autarca deixou, por isso, o desafio” à “participação empenhada de todos” para retirarem o maior proveito da Casa do Conhecimento de Vila Verde, um espaço concebido pelo arquitecto Eduardo Souto Moura.
O custo total cifra-se nos 2,5 milhões de euros, um valor que engloba a construção do edifício, a aquisição dos equipamentos e os arranjos da zona envolvente, de acordo com António Vilela.
A inauguração oficial deverá acontecer no início do próximo ano.
Ricardo Reis Costa (TP 2298)