No âmbito da preparação da candidatura de Braga a Cidade Criativa da UNESCO, realiza-se na próxima sexta-feira, no Mosteiro de Tibães, entre as 09h30 e as 13h30, a conferência Media Arts e Planeamento Estratégico de Cidades.
Este encontro, promovido pelo município bracarense, pretende partilhar a experiência internacional de outras Cidades Criativas da rede UNESCO e são igualmente divulgados os projectos e iniciativas em curso na cidade e discutir as tendências e desafios internacionais neste contexto.
O objectivo, refere a autarquia em nota à imprensa, é “percorrer o estimulante caminho em direcção a uma economia local ainda mais suportada na inovação e tecnologia, a par de uma nova e sólida estratégia centrada na criatividade dos seus agentes e na atractividade dos seus recursos territoriais”, vincando que, no último ano, a Câmara “tem vindo a dar os passos necessários” para apresentar uma candidatura a Cidade Criativa das Media Arts da UNESCO.
Em 2004, a UNESCO (United Nations Educational, Scientific and Cultural Organisation) nomeou as Media Arts um dos sete campos criativos vitais para o desenvolvimento urbano sustentável. Nesse âmbito, criou a Rede de Cidades Criativas – UNESCO Creative Cities Network (UCCN), para fortalecer a cooperação entre cidades que encontram na criatividade um factor estratégico de desenvolvimento social cultural e económico, estando actualmente presente em 54 países, com 116 cidades membros, das quais 9 são Cidades Criativas Media Arts.
Actualmente existem nove Cidades Criativas Media Arts: York (Reino Unido, 2014), Linz (Áustria, 2014), Enghien-Les-Bains (Fança, 2013), Lyon (França, 2008), Austin (EUA – Texas, 2015), Dakar (Senegal, 2014), Tel Aviv-Yafo (Israel, 2014), Gwangju (Coreia do Sul, 2014), Sapporo (Japão, 2013).