Sensibilizar os mais novos para a importância das energias renováveis e para o papel da reciclagem na preservação do meio ambiente são os objectivos do livro ‘O Planeta Limpo do Filipe Pinto + Energia’, apresentado publicamente esta terça-feira na Quinta Pedagógica de Braga, numa sessão que contou com a presença do presidente da Câmara, Ricardo Rio.
O autarca referiu que o projecto, da autoria do músico Filipe Pinto e de Narciso Moreira, escritor e director da empresa Bracarense Betweien, representa mais um contributo para a “criação de uma cultura de poupança de energia e de responsabilidade ambiental junto dos mais novos, iniciado há dois anos com a implementação do programa municipal ‘A Minha Escola é Eficiente’”.
Segundo Rio, este é “um programa pioneiro em todo o país que tem contribuído de forma significativa para a redução da factura eléctrica das escolas do concelho”.
“O trabalho que temos realizado com a ajuda do ‘Poupas’, a mascote do projecto, é uma excelente demonstração de como podemos começar a construir um futuro melhor”, salientou
. “No orçamento do município, os consumos de energia e de iluminação pública ultrapassam os quatro por cento, representando mais de 2,5 milhões de euros anuais. Neste sentido, tudo o que seja minorar esses custos sem degradar a qualidade do serviço é uma vantagem para toda a comunidade”, vincou Rio.
O edil adiantou, igualmente, que o município “conseguiu poupar quase 20 por cento dos seus consumos anuais de energia, desligando cerca de quatro mil luminárias públicas e reduzindo o horário da iluminação pública.
“No último ano investimos quase um milhão de euros em luminárias led que nos permitiram uma poupança considerável”, acrescentou, adiantando que a autarquia está a realizar o diagnóstico de eficiência energética dos vários edifícios municipais com o objectivo de, no âmbito do Portugal 2020, serem apresentadas candidaturas que visem melhorar a eficiência energética.
Autarquia oferece livros às escolas
O projecto foi especialmente desenvolvido para os alunos do 1.º e 2.º ciclos do ensino básico e está estruturado para ser apresentado em diferentes modelos, que podem incluir desde uma actuação musical de Filipe Pinto, com canções originais sobre as temáticas em destaque, a uma peça de teatro inspirada na narrativa do livro.
O vereador do Ambiente, Altino Bessa, revelou que no próximo dia 27, o projecto é apresentado nas EB1 do Bairro da Misericórdia, da Sé e de Santa Tecla, estabelecimentos de ensino que ficaram classificados, respectivamente, nos três primeiros lugares do projecto ‘A Minha Escola é Eficiente’.
A par da apresentação do projecto, a autarquia procede à entrega dos prémios de eficiência energética referentes ao ano lectivo 2015/2016.
‘O Planeta Limpo do Filipe Pinto + Energia’ é já o segundo livro dos autores, depois do sucesso da primeira publicação ‘O Planeta Limpo do Filipe Pinto’, que vendeu mais de 20 mil livros. A implementação deste projecto consiste na realização de iniciativas de sensibilização ambiental em escolas de todo o país.