O Hospital de Braga recebe, entre os dias 7 e 10, mais uma edição do Hospital dos Bonequinhos, uma organização conjunta do Hospital, do Núcleo de Estudantes de Medicina da Universidade do Minho (NEMUM), do Núcleo de Estudantes de Educação Básica da Universidade do Minho (NEEBUM) e da Associação de Estudantes da Escola Superior de Enfermagem Calouste Gulbenkian da Universidade do Minho.
Na sua 10.ª edição o Hospital dos Bonequinhos receber mais de um milhar de crianças, sendo mais de 900 crianças provenientes de jardins-de-infância públicos e privados do concelho de Braga.
Para além do horário dedicado às escolas do concelho, existe também um horário livre, das 17h30 às 18h30, onde qualquer criança com idade compreendida entre os 3 e os 11 anos, acompanhada pelo encarregado de educação, pode fazer o percurso instalado e vivenciar ambientes de triagem, gabinete médico, bloco operatório e dentista, entre outros, com o seu bonequinho doente.
O Hospital dos Bonequinhos consiste num Hospital modelo, construído à escala dos mais pequenos e tem como objectivo a sensibilização para as temáticas da saúde e o combate ao “medo da bata branca” através da criação de momentos de proximidade e familiarização das crianças do pré-escolar, com toda a envolvente da prática médica, num ambiente lúdico e didáctico.
É o quarto ano consecutivo que o evento decorre na entrada principal do Hospital de Braga. A iniciativa conta, ainda, com a colaboração de diversos parceiros, entre eles a Câmara Municipal de Braga, a Protecção Civil de Braga e as empresas Vieira de Castro e a Mimosa.