Os presidentes das câmaras de Braga, Viana do Castelo, Famalicão, Guimarães e Barcelos participam num debate sobre a estratégia local para o desenvolvimento do Minho, intitulado ‘O Futuro do Minho’, cuja sessão de encerramento estará a cargo do eurodeputado José Manuel Fernandes, relator do Plano Junker, e do secretário de Estado do Desenvolvimento e Coesão, Nélson de Souza.
O jornal Correio do Minho e a Rádio Antena Minho, em colaboração com o Eixo Atlântico e a Câmara Municipal de Braga, promovem a iniciativa, a decorrer esta sexta-feira, no Museu dos Biscainhos, em Braga.
“Numa altura em que o Minho pretende assumir-se cada vez mais como pólo central do Norte de Portugal e a Galiza, esta conferência reúne alguns dos agentes mais importantes da região, desde autarcas a empresários, passando por históricos responsáveis pela euroregião Norte de Portugal/Galiza”, referem os organizadores.
A conferência tem início às 9 horas, com a presença de Ricardo Rio, presidente da Câmara Municipal de Braga, Xoan Vázquez Mao, secretário geral do Eixo Atlântico e Paulo Monteiro, director do Jornal Correio do Minho/Rádio Antena Minho.
Seguem-se as intervenções dos presidentes das câmaras municipais de Viana do Castelo, Guimarães, Barcelos e Famalicão, numa conferência alusiva ao tema ‘Estratégia local para o desenvolvimento do Minho’.
O segundo painel, direccionado para empresários, debate-se o ‘Sucesso para a competitividade das empresas da região’, com participação de Miguel Fonseca (Edigma), Carlos Ribas (Bosch), Pedro Carreira (Mabor – Continental), e Carmen José López (presidente da Associación de Jovenes Empresários da Galicia).
O último painel, com o tema ‘O Minho como eixo estruturante da Euroregião’, terá como palestrantes António Figueiredo (presidente da Quaternaire), Luís Braga da Cruz (presidente do Centro Português de Fundações), Miguel Ángel Rodriguez (director do Diário de Pontevedra) e Xoan Mao (secretário geral do Eixo Atlântico).
Perante as temáticas expostas, esta conferência pretende servir de debate para as questões da actualidade, bem como tornar-se rampa de lançamento para o futuro.
A sessão de encerramento, programada para as 13 horas, contará com as intervenções do eurodeputado José Manuel Fernandes, relator do Plano Junker e Nélson de Souza, secretário de Estado do Desenvolvimento e Coesão.
Luís Moreira (8078)