A Expo Animal está de regresso ao Parque de Exposições de Braga PEB) nos próximos dias 5 e 6 Com mais de 1500 cães e 200 gatos e várias espécies de animais exóticos em exibição, a organização espera receber dezenas de milhares de visitantes nesta 4.ª edição do certame.~
Para além dos animais, o leque de expositores inclui produtos e serviços para canicultura, felinicultura e, claro, animais exóticos, nomeadamente nas áreas da alimentação, higiene, bem-estar, saúde, imprensa especializada e da formação profissional – a grande novidade desta edição –, para todos os que têm interesse em trabalhar com animais.
Segundo Humberto Carlos, administrador da InvestBraga, este é um evento que tem vindo a “crescer de ano para ano” em número de expositores, criadores, visitantes e também empresas presentes.
“O certame ganhou uma dimensão significativa no plano nacional e é talvez, neste sector, o evento mais representativo. Tem ainda um importante impacto na dinâmica da economia local ao trazer a Braga um número significativo de participantes e visitantes”, referiu, lembrando que na edição transacta passaram pelo certame cerca de 35 mil pessoas.
Humberto Carlos destacou também a dimensão internacional do evento, com criadores oriundos de Espanha, França, Inglaterra e outros países. “Temos igualmente juízes internacionais de várias nacionalidades que conferem maior notoriedade ao evento”, disse.
Exposições de cães e gatos
A 4.ª edição da Expo Animal tem ainda várias actividades lúdicas à disposição dos visitantes e é palco dos julgamentos da 11.ª Exposição Canina Nacional, da 8.ª Exposição Canina Internacional e das 10.ª e 11.ª Exposições Internacionais de Gatos, avaliados por juízes nacionais e internacionais de “grande qualidade técnica”.
Nas exposições caninas, a edição de 2016 conta com as avaliações de três juízes nacionais e oito juízes internacionais, oriundos da Rússia, Espanha, Eslovénia, Sérvia, Grécia, Malásia, Hungria e Roménia. Já as exposições felinas serão avaliadas por dois juízes internacionais, da Finlândia e da Alemanha.
O evento é organizado pela InvestBraga, em parceria com o Clube Português de Canicultura, o Clube Português de Felinicultura e a Ilha Exótica,e tem o apoio da Royal Canin.