O adiantamento de uma cirurgia a doente oncológico devido a “inoperacionalidade de material e equipamento” no bloco operatório do Hospital de Braga, levou Carla Cruz a pedir explicações ao Ministério da Saúde.
No requerimento ao ministro da tutela, Adalberto Campos Fernandes, a deputada comunista refere que, na sequência do adiamento, foi dada alta hospitalar ao utente, tendo este sido informado que “teria aguardar por novo reagendamento”.
“Soubemos também que tem havido outros adiamentos de cirurgias por inoperacionalidade de material e equipamentos”, acrescente Carla Cruz, adiantando que “os equipamentos e os materiais são antigos e o hospital não adquire novos, pelo que enquanto estão inoperacionais as cirurgias são adiadas”.
“Não são de hoje os adiamentos de cirurgias no hospital de Braga; os adiamentos destes actos médicos têm consequências adversas para os doentes na medida em que pode agravar o estado de saúde e, no caso concreto que é aludido (…) tem implicações psicológicas num processo já difícil para o doente”, refere.
“Esta situação evidencia, mais uma vez, que a prestação de cuidados de saúde pelo Hospital de Braga, em regime de parceria público privada, é má para os utentes e para o erário público”, afirma.
A parlamentar comunista, eleita pelo círculo de Braga, no pedido de esclarecimentos, pergunta ao governo se confirma o adiamento de cirurgias no passado mês de Outubro “por causa da falta de material para a realização das cirurgias” e se conhece a “ situação de inoperacionalidade dos equipamentos e do material no bloco operatório” do hospital.
Que acompanhamento está a ser efectuado pelo Gestor Público do Contrato sobre estes adiamentos e sobre o estado dos equipamentos do bloco operatório, e que “medidas vão ser tomadas de forma a garantir que o Hospital de Braga renova os equipamentos e que são prestados os cuidados de saúde aos utentes” servidos por aquela unidade hospitalar, são outras das questões endereçadas a Adalberto Campos Fernandes.
Fernando Gualtieri (CP 1200)
Foto: Bloco operatório do Hospital de Braga