Mais de uma dezena de jovens empresas ligadas à Universidade do Minho participa na conferência mundial de tecnologia Web Summit, que se realiza de segunda a quinta-feira em Lisboa.
De acordo com a Reitoria, estão presentes, com expositor próprio, (ex) alunos e investigadores das ‘spin-offs’ Nutrium (o nutricionista na mão), GenSys (produção massificada de bens diferenciados), displr (rede de ecrãs interativos), bem como das ‘startups’ BiotechZone (‘eBay’ da biotecnologia), Performetric (software que avalia a fadiga), MindProber (plataforma de neurociência do consumo), PeekMed (o simulador dos ortopedistas), eSolidar (comércio solidário online), Loqr (autenticação online mais segura), HydrUStent (cateteres urológicos biodegradáveis), Talent Spy (a ferramenta que procura os novos CR7), SafeCloud (o mais seguro do mercado a guardar fotos) e Beevo (digitaliza processos físicos do comerciante).
A presença destes projetos no Parque das Nações (Meo Arena e FIL) confirma o dinamismo e empreendedorismo da comunidade da UMinho, capaz de iniciativas inovadoras que contribuem para o desenvolvimento regional, nacional e internacional e para o bem-estar dos cidadãos
A Web Summit nasceu em 2010 e transfere-se pela primeira vez de Dublin (Irlanda), esperando 50.000 participantes de 165 países, incluindo 15 mil empresas, sete mil presidentes executivos e dois mil jornalistas. O evento quer colocar Portugal no mapa mundial do empreendedorismo e deve gerar um impacto económico direto de 200 milhões de euros. O site é www.websummit.net.
Luís Moreira (8078)