As pousadas de juventude de Braga e de Ofir são duas, entre 15, seleccionadas para alojar os vencedores do Programa Social Escolar 4.0, uma iniciativa que resulta do protocolo de cooperação entre a Movijovem, o Instituto Português do Desporto e Juventude e a Direcção-Geral da Educação.
No total são atribuídas mil estadias, de forma totalmente gratuita, às candidaturas vencedoras submetidas por escolas e agrupamentos de escolas, públicos e privados, que leccionem o 3.º ciclo de ensino básico e ou secundário.
O objectivo deste programa é a realização de visitas de estudo, em actividades curriculares e extracurriculares, fora do contexto escolar, permitindo aos alunos o contacto com o património edificado e artístico, natural e paisagístico, e imaterial das mais diversas regiões e localidades do país.
O processo de atribuição das estadias obedece à prévia apresentação de um projecto/candidatura, abarcando a fundamentação pedagógica e o itinerário formativo a explorar na visita de estudo, obedecendo todo o processo ao cumprimento do calendário e regulamento disponível em www.pousadasjuventude.pt.
Além das pousadas bracarense e esposendense, foram ainda escolhidas as de Abrantes, Alcoutim, Alfeizerão, Almograve, Alvados, Areia Branca, Beja, Castelo Branco, Foz Côa, Idanha-a- Nova, Lousã, Ovar, Portimão e São Pedro do Sul.
O prazo para a apresentação das candidaturas decorrerá entre o próximo dia 28 e 15 de Dezembro, através de um formulário electrónico disponibilizado no website das pousadas de juventude.