O BICMINHO promove um ciclo de workshops para apoiar a criação de novos negócios com o apoio das medidas StartUP Voucher e Vale Incubação da StartUP Portugal – Estratégia Nacional para o Empreendedorismo. Braga recebe a sessão no próximo dia 24
O ciclo de workshops começou esta quinta-feira, em Chaves e prolonga-se até final do mês por várias cidades do Norte, com o principal objetivo de dar a conhecer os incentivos disponíveis para financiar a criação de novos negócios. As candidaturas estão abertas até 30 de dezembro.
Explicar de forma prática o ‘StartUP Voucher’ e o ‘Vale Incubação’, é a proposta do BICMINHO. Ambas as medidas integram a ‘StartUP Portugal – Estratégia nacional para o Empreendedorismo’. Mas, concretamente, o que são e para que servem? O BICMINHO vai partilhar a resposta com os empreendedores e as novas empresas da Região, e mostrar-lhes como podem a aproveitar estes apoios e incentivos para transformarem as suas ideias de negócio em empresas de sucesso.
O Startup Voucher é uma bolsa mensal de 691,70 euros válida por um ano para ajudar jovens empreendedores com menos de 35 anos a desenvolver projetos empresariais que se encontrem em fase de ideia. O montante global destinado a esta medida são 10 milhões de euros e tem como objetivo apoiar a criação de 250 startups.
Por sua vez, o Vale Incubação consiste num apoio de 5 mil euros para as empresas com menos de 1 ano gastarem na aquisição de serviços de incubação imprescindíveis ao arranque das empresas. As startups que tenham acesso a este vale podem usá-lo em incubadoras certificadas pelo IAPMEI, como é o caso das incubadoras do BICMINHO e das suas entidades parceiras. Estes serviços de incubação incluem, entre outros, serviços de gestão, marketing, internacionalização, assessoria jurídica, desenvolvimento de produtos e serviços e apoio ao financiamento.
“Tratam-se de duas excelentes oportunidades reais para quem tem uma ideia de negócio e precisa de financiamento para a concretizar” afirma Nuno Gomes, CEO do BICMINHO.
Num total de 5 workshops, depois de Chaves o ciclo prossegue a 23 de novembro em Penafiel, seguindo-se Braga a 24, Guimarães a 28, e finalmente a 30 em Viana do Castelo.
Luís Moreira (CP 8078)