O projecto + ATITUDE, desenvolvido pela delegação de Braga da Juventude Cruz Vermelha com foi um dos vencedores do Prémio Europeu de Prevenção 2016, atribuído pelo Grupo Pompidou do Conselho da Europa.
A cerimónia oficial de entrega do prémio, atribuído desde 2004, a cada dois anos, realizou-se em Veneza (Itália), durante o Simpósio do Grupo Pompidou sobre Novas Substâncias Psicoativas.
O projecto + ATITUDE, que conta com o apoio financeiro do Serviço de Intervenção nos Comportamentos Aditivos e nas Dependências (SICAD), foi agora reconhecido a nível internacional, sendo um dos três projectos vencedores, entre 47 candidatos e o único português – do European Prize on Drug Prevention.
“O +ATITUDE é um projecto de prevenção do consumo de drogas, com foco na promoção e educação para a saúde. Consideramos que os jovens são responsáveis pelas suas decisões e por isso acreditamos no desenvolvimento de competências pessoais e sociais que lhes permitam fazer escolhas mais acertadas, conscientes e positivas”, explica Tânia Gomes, coordenadora do projeto bracarense que vai já na sua quarta edição.
Cofinanciado pelo SICAD através do Programa Operacional de Respostas Integradas, o +ATITUDE centra-se na prevenção, trabalhando diariamente com uma população-alvo de 980 crianças e jovens da cidade de Braga “através de uma dinâmica de pares”, refere a coordenadora, “procuramos abordar os jovens sem os criticar, nem julgar”, acrescenta.
São também abrangidos elementos estratégicos da comunidade escolar (professores, assistentes operacionais, técnicos sociais e encarregados de educação), com o intuito de potenciar o envolvimento de todos e aumentar a qualidade das intervenções.
As dezenas de projectos candidatos, de diferentes partes da Europa, foram avaliados por um júri imparcial constituído por sete jovens do Grupo Pompidou (Conselho da Europa) assessorados por peritos da área. Os três premiados, incluindo o português +ATITUDE, receberam um troféu, diploma e um prémio monetário no valor de 5 mil euros.
FG (CP 1200)